Com as 1.001 funções atribuidas a nós, como é possível se organizar depois que os filhos nascem? A adaptação a nova realidade precisa de uma nova organização.
Depois que os filhos nascem, nós mulheres, sabemos o quanto a vida muda. Apesar de não ter sido mãe, pude acompanhar de perto o crescimento de minha sobrinha e percebi o quanto a rotina muda. Para não fazer disso um verdadeiro caos em sua vida, é preciso ter um certo grau de organização e noções mínimas de administração doméstica para que nada possa sair do controle. Afinal, ter filhos é sim, em muito casos, ter que entender que sua agenda sempre precisará ter espaços que antes não precisava.
São reuniões escolares, organização de dispensa, visita a médicas, festinhas infantis e no tempo que sobra ainda ter que dar conta das tarefas de casa e do trabalho. Ufa! São muitas coisas, não é mesmo? Mas calma que podemos ajudar a organizar isso de uma forma que, no final, tudo acaba dando certo. A receita para esse planejamento é dividir sua organização em metas. Sendo elas as metas de médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (5 a 10 anos), dividindo também as tarefas do dia-dia de forma organizada dentro de um planejamento que faça com que você consiga, calmamente, dar conta de tudo o que precisa. Seus objetivos precisam abranger questões que vão desde abranger uma melhoria no seu nível de instrução até formar filhos íntegros e com boa escolaridade. Veja algumas dicas de grupos que ações para ajudar a sua organização:
Prioridades pessoais e profissionais.
Pensar em si, nem sempre é um problema. Procure investir na melhoria de seu conhecimento. Faça cursos como MBA, Pós-Graduação e etc. Esse tipo de investimento pode lhe render futuras promoções e um crescimento profissional.
Prioridade para família e amigos próximos
Valorize momentos em que seja possível transmitir algum conhecimento aos seus filhos de forma lúdica, como em uma brincadeira ou em uma simples ida ao supermercado. Isso pode ajuda-los a ter uma maior noção do mundo que os cerca. Dedique também uma parte do seu tempo a estar com seu marido e filhos. Isso pode ser fundamental no estreitamento dos laços familiares. Uma hora por dia já é o suficiente para que muitas coisas possam ser absorvidas.
Delegáveis
Essas são aquelas tarefas que muitas donas de casa não suportam fazer, sendo assim, delegue a alguém que possa estar fazendo por você ou adote o sistema de pedidos pela internet.
Elimináveis
Existem situações em nossa vida que não precisamos desperdiçar tanto tempo nelas. Uma delas é no congestionamento. Para que tanto tempo não seja perdido nisso, por que não aproveitar esse tempo em uma academia perto do trabalho até que o trânsito melhore ou aproveitar esse tempo para ouvir aquele áudio curso livro que você tanto gosta?
Além disso, ainda separamos algumas outras dicas para que suas tarefas de dia-dia possam ficar ainda mais fáceis.