Uma breve resenha sobre foco, o livro de Daniel Goleman

Se você, assim como eu, sempre teve dificuldades de se manter atenta e focada, se sentia presa em determinadas tarefas da vida, essa é a leitura que pode mudar sua vida!

Antes da leitura desse livro sempre tive problemas em me concentrar em 1 só atividade, estava sempre fazendo mil coisas ao mesmo tempo e, ao final do dia, nunca conseguia deixar prontas as coisas que havia me comprometido.

Com essa leitura, fui treinando meu cérebro e, aos poucos, eliminando de minha cabeça tudo aquilo que ia me minando atenção durante toda a minha rotina diária. E, por ter conseguido esse verdadeiro “milagre” comigo, que resolvi trazer para vocês um pouco do que o livro de Daniel traz de tão interessante.

Muita informação e pouca atenção

O livro começa trazendo algo que é realmente verdade. Com tantas formas de se ter acesso a informação, acabamos nos distraindo demais com a busca sedenta por informações e interações virtuais que nos desconectamos de nossa realidade. Deixamos passar tudo aquilo que realmente precisa ter nosso foco e atenção.

Isso inclusive reflete em nossa atual juventude que está mais conectada ao mundo virtual que o real. Não há mais aquela conexão entre pessoas. Todas as relações agora acabam sendo mais frias e imediatistas, sem muita profundidade.

Sua atenção pode ficar melhor

Depois de descrever os diversos tipos de atenção, Daniel ainda diz que para desenvolvermos a nossa atenção precisamos exercitar nosso cérebro como qualquer outro músculo do corpo. E como qualquer um deles, à medida que vão sendo exercitados, vão se desenvolvendo e ficando ainda mais capazes de trazer resultados. Porém, como qualquer exercício, é preciso que também que haja um intervalo entre as atividades para que o “músculo” não entre em colapso.

O livro tem uma linguagem bem acadêmica, faltando um pouco de ideias práticas de como poder adaptar todo o conceito ao nosso dia-dia. O livro tem uma abordagem mais bem direcionada ao funcionamento do cérebro que ao foco propriamente dito. Porém, foi de grande ajuda para que eu começasse a me policiar mais no que deveria fazer e também procurar um pouco mais sobre o assunto, me tornando uma pessoa ainda mais atenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *