Ter iniciativa para agir e organizar sua vida pode ser díficil no início, mas logo os resultados irão mostrar o quanto pode valer a pena.
Atualmente um dos assuntos mais falados é a organização. Como as pessoas, que se julgam organizadas, conseguem manter uma rotina regrada sem perder o foco daquilo com que se comprometeram a manter “em ordem”. A primeira coisa que precisamos entender é a diferença entre organização e arrumação. Afinal, uma pessoa que gosta de tudo arrumado, não necessariamente será uma pessoa organizada.
Tudo organizado com lógica e princípio
Ser organizado é ter tudo arrumado de forma prática e acessível. Tudo é feito com uma lógica e um princípio. Nunca fui uma pessoa organizada, porém, sempre muito atenta a arrumação. Graças a muito estudo e esforço, consegui aprender como ser organizado é importante.
Para a organização começar a sair do papel, separe 20 minutos de seu domingo já para organizar sua semana. Isso facilita (e muito) a nossa rotina, pois fará com que possamos lembrar de certas coisas que precisamos fazer e nem sempre lembramos dela.
As famosas listinhas não podem ficar de fora!
As listinhas, é claro, não podem ficar de fora. Liste tudo que precise fazer e classifique em níveis de prioridade, sendo o 1 para o mais importante e o 3 para o que for pouco importante. Assim, será fácil organizar seu pensamento e saber por onde deve começar suas tarefas. O ideal é que nossas atividades sejam feitas 1 de cada vez, para que a qualidade da atividade possa ser mantida. Fazer mil coisas ao mesmo tempo só faz com que a qualidade de tudo fique comprometida.
Organizando o local de trabalho
Por fim, vale dizer que manter nosso local de trabalho organizado faz com que a gente perca menos tempo procurando coisas e desviando nossa atenção para o que não precisa. Espero que minhas dicas possam ter ajudado a melhorar um pouco a sua ideia do que é a organização.