Cuidar de você é o primeiro passo para conseguir dar conta de todos os seus compromissos. Saiba como manter sua saúde organizada sem muito trabalho.
A nossa rotina costuma ser tão intensa que nem percebemos que a saúde vai ficando cada vez mais para trás. Você já fez as contas de quantos meses ou anos se passaram desde que ocorreu sua última visita ao médico?
Muitas vezes nem nos damos conta que a nossa saúde não ficará 100% por toda vida e para que consigamos mantê-la minimamente em ordem, é preciso ter alguns cuidados básicos. Para começar, é preciso abandonar o velho hábito da auto-medicação, passando a efetivamente visitar um médico quando necessário.
Alguns médicos devem ser consultados, ao menos, 1 vez ao ano a fim de se fazer um check-up com avaliações gerais de como está a sua saúde além de exames específicos de cada uma das especialidades. Manter seus exames sempre em dia ajuda a prevenir doenças e a curar mais rapidamente eventuais questões que venham a aparecer de surpresa.
Quais Médicos Consultar?
CARDIOLOGISTA – Se você se encontra dentro do grupo de risco, o ideal é que se façam exames anualmente nos homens a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir dos 40 anos. Esses exames devem ficar mais específicos de acordo com o avanço da idade de cada paciente.
CLÍNICO GERAL – Pode pedir alguns exames para que o check-up seja feito.
GINECOLOGISTA – Toda mulher deve ir a um médico logo após a primeira menstruação. Se ainda possuir a vida sexual ativa, é importante ainda fazer os preventivos de doenças sexualmente transmissíveis e Papanicolau. Entre os 25 e 59 anos, é importante também a realização dos exames pélvicos e de mama. Se a cada dois anos não houver alteração, os exames podem ser realizados a cada 3 anos.
UROLOGISTA – Em caso de homens com histórico de câncer na família, é importante a visita ao médico a partir dos 40 anos. Se não, a importância do exame de próstata se apresenta a partir dos 50 anos.
OFTALMOLOGISTA – É importante que a visita ao médico seja feita logo nos primeiros meses de vida, retornando aos 2, 4 e 6 anos. Após essas idades, as visitas devem ser feitas anualmente.
DENTISTA – As visitas ao dentista devem ser feitas anualmente para um tratamento completo que inclui a limpeza dos dentes. Se a pessoa tiver gengivas e dentes sensíveis, é aconselhável que as visitas sejam feitas em um intervalo menor de tempo (2x ao ano, pelo menos).