A maior parte de nossa vida é passada cumprindo tarefas que podem ser consideradas hábitos ou rotinas. Chato ou não, é preciso se acostumar com isso. Afinal, qual é a diferença entre um e outro? É possível se acostumar facilmente com algo que não estamos acostumados?
Por incrível que pareça, existe sim uma ligeira diferença entre o que é hábito e o que é rotina. E pode ter certeza, os dois fazem mais parte da sua vida do que você imagina! Enquanto o hábito é descrito por situações que fazemos quase que no automático, sem perceber, como lavar as mãos depois de ir ao banheiro, por exemplo. Costumam ser ações que fazemos e já estão incorporadas em nossa mente.
Mas então a rotina é um conjunto de vários hábitos?
Não é bem assim! A rotina tem a ver com a frequência de nossas ações que sejam elas de hora em hora, diária, semanal ou mensal. A rotina e o hábito vivem se cruzando em nosso dia, afinal, é isso que acontece quando um comportamento é realizado no automático e com frequência.
Mas e como incorporar novas ações dentro de minha rotina?
O ideal é que passamos a usar uma ferramenta chamada “baby steps” que são as ações sendo incorporadas aos seus hábitos ou rotina de forma gradual. Sendo assim, o ideal é que você vá fazendo um pouco por vez.
Mas como isso funciona?
Se você quer, por exemplo, incorporar uma rotina de exercícios a sua vida, vá fazendo alguns minutos, poucas vezes por semana e aumente a frequência de acordo com o crescimento de seu ritmo. Isso ajudará bastante você a começar a gostar do que está fazendo e ainda se acostumar com essa ação. No fim, tudo se torna fácil e se encaixa na sua rotina.
Você conhecia essa metodologia? Como você costuma fazer para incorporar novos hábitos e rotinas a sua vida? Deixe em minhas redes sociais um comentário me contando!