Responsabilidade como base da educação infantil

Crianças com responsabilidades desde cedo viram adultos muito mais comprometidos com suas atividades.


Cada vez mais percebemos o quanto a rotina diária nos rouba de tempo. Esse tempo que poderia ser dedicado a cuidar de nossas coisas ou até mesmo dar atenção aos nossos filhos, muitas vezes é perdido com o trabalho. Educar os filhos a serem mais participativos em casa, ter uma ajuda extra na organização e ainda poder ter mais tempo com eles, tudo de uma vez? Isso não é sonho, é realidade!

Exercício Diário

O exercício diário da ajuda dos filhos na rotina da casa pode ser muito boa para eles no futuro. Isso porque desde cedo a criança vai se acostumando com o senso de responsabilidade e de como ela pode ser importante na dinâmica do funcionamento da casa.

Prioridades

Antes de sair por aí distribuindo tarefas, é importante que se entenda alguns pontos importantes: O que deve ser prioridade? O que só pode ser feito por adultos? O que deve ser compartilhado? E o que deve ser deixado de lado?

Com essas questões claras na cabeça dos pais, fica mais fácil estabelecer a rotina ideal para a família. Afinal, não existe um “modelo ideal” de rotina, pois a melhor delas é a que funciona no seu dia-dia.

A criança que cresce sendo acostumada a participar da dinâmica familiar, tende a fazer menos questionamentos e reclamações sobre o assunto, entendendo de uma forma muito mais fácil o quanto é importante contribuir para a participação na rotina de casa.

Como Começar

Depois de definidas as metas e prioridades, é preciso avaliar o que seu filho pode fazer para contribuir. Isso vai depender muito de sua idade e maturidade. Essa avaliação deve ser feita pelos pais em parceria. As crianças costumam aprender rápido as coisas, ainda mais quando as atividades se mostram interessantes e atrativas. Procure mostrar que essas atividades podem ser feitas de uma forma divertida, com música, por exemplo.

As Primeiras Atividades das Crianças

As primeiras atividades de uma criança na contribuição com a arrumação da casa podem ser, inclusive, absorvidas de uma forma muito inconsciente. Afinal, arrumar os brinquedos após o uso, fazer a própria cama ou colocar a roupa suja no cesto são atividades que não demandam grandes esforços da criança e podem ser feitas em pouco tempo, liberando os pais para estarem fazendo outras coisas.

Quando a criança crescer um pouco mais, já é possível contar com a sua ajuda para passar um aspirador, cuidar dos animais e colocar o lixo para fora. As responsabilidades vão sendo dada a medida que se percebe o quanto a criança pode contribuir.

Em caso de famílias com mais de um filho, é importante que se dividam as tarefas de forma equivalente, podendo ser justo com todos. Monte uma lista com a tarefa destinada a cada um e vá colorindo após o cumprimento de cada uma delas. Isso pode ajudar a deixar as tarefas um pouco menos pesadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *