Na vida de casal, ter um diálogo é fundamental, não é mesmo? Mas quando o assunto é salário, existe esse diálogo? A omissão é motivo para discussão? Hoje eu trago esse assunto para nossa pauta para que possamos juntas levantar hipóteses de porque saber o salário do parceiro deve ser importante (ou não).
Para muitos casais, omitir esse tipo de informação pode ser uma situação um tanto quanto “confortável”, seja para ter uma certa autonomia ou até mesmo para conseguir minimizar o fato de a família não conseguir lidar com um patrimônio grande, caso seu salário seja relativamente alto ou que os mesmos possam ser impactados por tendências consumistas, o que está fora de seus planos. Além disso, a diferença muito elevada entre os salários pode fazer com que haja uma “quebra” no relacionamento, gerando um ligeiro desconforto no parceiro que ganha menos.
Acredito que omitir os ganhos mensais dentro de uma relação não é algo saudável, porém, vejo que os grandes responsáveis por isso sejam, na verdade, os que ganham menos, pois são eles que deveria se posicionar e mostrar ao parceiro que são capazes de contribuir nas despesas familiares, respeitando o quanto o parceiro ganha sem que sirva como bengala para os seus ganhos mensais.
Conversar com o seu parceiro(a) é fundamental para que a relação financeira dê certo. Seja para seguir adiante juntos, felizes e sempre crescendo ou pondo fim a uma relação que definitivamente não daria certo.