Qual é a melhor forma de se organizar documentos?

Tem horas que os papéis se misturam e parecem se multiplicar, criando verdadeiros “filhotes”. Mas não se preocupe, tudo na vida pode ser organizado (inclusive toda sua papelada)

Por mais que a tecnologia tenha avançado e muita coisa acabe sendo armazenada em meios digitais, ainda existem muitos papéis que precisamos guardar e ter sempre a mão em uma emergência. Mas o que fazer quando precisamos de alguma coisa e não conseguimos achar?

Isso é um sinal que a organização anda pecando em algum lugar. Sendo assim, é importante aprender como cada coisa deve ser armazenada e organizada.

Para começar, defina um local adequado para armazenar seus documentos. Com esse local definido, entenda a frequência com que esses documentos costumam girar (Se são renovados com frequência, se chegam todo mês e depois de quanto tempo podem ser descartados). Só assim será possível dimensionar a sua organização e com que frequência ela precisará ser refeita.

Organizando Revistas e Assinaturas Mensais

Para começar, é importante ver quais desses periódicos você de fato lê. Quando eliminamos aqueles que não lemos mais, aliviamos algum espaço e evitamos o acúmulo e produção de mais lixo em casa.

Procure organizá-los separando entre os lidos e não lidos. Isso facilita a hora da leitura e ajuda a reavaliar se, de fato, esse periódico é importante para você. Afinal, se o local de não lidos está mais cheio, é sinal de que algo está errado.

Se um exemplar te chamou atenção apenas por um artigo, não há necessidade de guardá-lo inteiro. Digitalize esse artigo e se desfaça do periódico. Afinal, acumular por conta de 1 artigo, ninguém merece!

Contas a pagar

As contas devem ser organizadas em pastas separadas entre “pagas” e “a pagar”. Para ficar ainda melhor, a pasta de contas pagas pode ser a de estilo sanfonada, separada por meses. Com isso, você além de organizada, consegue se manter no controle de tudo aquilo que foi gasto no mês e até no ano.

Folhetos de anúncios

Todo dia chegam milhares desses em nossa caixa de correio, não é mesmo? E sempre acabamos acumulando mais que o necessário e nunca achando o que realmente interessa. Com isso, o ideal é logo que receber, ver o que lhe interessa e descartar o que não for, de fato, ser útil.

Documentos importantes

Por fim, vamos falar de documentos importantes. Assim como as contas, os documentos precisam estar bem separados em pastas com a descrição de seu conteúdo. Para ficar tudo ainda mais organizado, o ideal é ter uma pasta para os documentos da casa e outra para os documentos pessoais. Se for possível que cada membro da família tenha a sua pasta, melhor ainda. E aí, como você costuma fazer a sua organização de papéis e documentos? Me conta lá nos comentários do instagram como você costuma fazer em sua casa.

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