Quais são os principais passos da organização como profissão?

A organização feita por um profissional não fica somente restrito ao seu guarda-roupas, é muito mais extenso que isso. É o auxílio na mudança e melhoria de um estilo de vida.

Quando pensamos na organização como profissão, geralmente vem na cabeça a ideia de uma pessoa que só chega em nossa casa para arrumar nosso armário e dobrar nossas roupas. Mas não é bem só isso! Esses profissionais estudam a melhoria do estilo de vida e da produtividade através da organização. São anos de estudo para que a vida de nossos clientes possa ser cada vez mais organizada e produtiva.

Pensando nisso, pesquisei 6 segredos da organização feita por profissionais que vão trazer para sua vida uma outra dinâmica. Muito mais produtiva e eficiente.

1-) Planejamento

Quando pensamos no que deve ser feito com planejamento, fazemos nossa ação com muito mais eficiência e menos tempo. Por isso é importante pensar em 3 situações para ter um planejamento eficaz. O que será organizado? Como será organizado? Quando será organizado? Dessa forma, logo no primeiro passo, as mudanças já serão bem perceptíveis.

2-) Seleção e Descarte

Certamente é a parte mais dolorosa da organização de uma casa ou ambiente, porém, é preciso verificar situações como: Está quebrado? Eu uso isso para alguma coisa? Está rasgado? Tem conserto? Te faz bem? Ou só te traz tristeza? Se o item preenche algumas dessas questões, é porque chegou a hora de se desfazer dele. Na hora do desapego, é sempre válido ver se o destino dele deve ser mesmo o lixo ou pode ser a doação.

3-) Categorização

Quando agrupamos o que temos por grupos, de acordo com a categoria a qual se encaixa, tudo fica mais fácil de ser achado e ainda fica possível de se saber a hora de se renovar o estoque ou não. 

4-) Limpeza

Depois de todos os processos anteriores, chegou a hora de colocar, de fato, a mão na massa. Agora você deve começar a fazer tudo aquilo que planejou, a começar pela limpeza. Uma boa faxina na área a ser organizada não faz mal a ninguém, não é mesmo?

5-) Identificação

Quando identificamos os produtos e itens que temos, acha-los fica muito mais fácil, não é mesmo? Então usar uma etiqueta com o fim ao qual se destinam é a melhor forma de se conseguir manter uma organização dinâmica e prática.

6-) Revisão e Manutenção

Toda organização depende de manutenção. Por mais difícil que seja se adaptar a essa realidade, ainda é menos trabalhoso se manter uma organização do que ter que refazer tudo que já foi feito uma vez. Os ambientes são verdadeiros “organismos vivos”, as coisas acontecem e as pessoas circulam nesses lugares. Então é preciso estar focado nessa manutenção.

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