Ser produtivo no que faz é um dos maiores desafios da vida. Como podemos fazer isso? Geronimo Theml dá o caminho das pedras e ensina como isso é possível.
Sempre rola aquele embate entre as pessoas que trabalham em casa ou fora. Quem, enfim, tem mais tempo livre? Na verdade quem trabalha fora sempre acha q quem trabalha em casa fica com mais tempo ocioso, mas nem sempre isso é verdade, pois as tarefas acabam se acumulando se a pessoa não for disciplinada e focada naquilo a que se propõe de verdade. Para começarmos nossa conversa, é preciso entender uma coisa, você costuma ser produtiva ou ocupada? Essa pergunta pode ajudar muita gente a entender o seu processo e assim poder melhorar bastante seu desempenho no trabalho. Tendo mais tempo a se dedicar as coisas que ama.
Já o autor Geronimo Theml, autor do livro “produtividade para quem quer tempo”, faz vários alertas interessantes de como melhor nosso dia e aumentar nossa produtividade, não nos deixando levar pelo mar de distrações que levam com ela o nosso tão rico e precioso tempo, sem que ao menos seja possível perceber. Todos nós desempenhamos diversos papeis em nossas vidas, seja eles como estudante, colaborador de uma empresa, filho, mãe, pai e etc e que roubam muito de nosso tempo no dia-dia, e essa “rotina” é classificada por Geronimo como:
Tarefas de Produção – Aquelas que levam você na direção da produção de seus sonhos
Tarefas de Ocupação – São aquelas que, muitas vezes precisam ser executadas, mas não fazem parte de suas realizações pessoas (sonhos)
Essas tarefas podem ser subdivididas em subcategorias:
Tarefas de Produção com Margem: São aquelas que acabamos com tempo de sobra para descansar um pouco e já pensar na próxima tarefa.
Tarefas de Produção sem margem: São aquelas que acabamos em cima do laço quase sem tempo de respirar antes de começar outra atividade.
Tarefas de Obrigação Indispensáveis: São aquelas que precisamos fazer, mesmo que falte um pouco de pré-disposição para elas: Contas a pagar, revisão do carro, consultas médicas e uma parte não produtiva da vida profissional.
Tarefas de obrigação dispensáveis: São aquelas que podem ser facilmente substituíveis por algo mais “produtivo”: Ver televisão, verificar redes sociais sem fundamentos, ter muitos chats no whatsapp sem fundamento e etc… Essas atividades podem ajudar a tirar seu foco e desviar sua atenção do que realmente importa.
O autor com isso faz com que paremos para refletir sobre o que realmente importa, focando no trabalho que nos direciona ao caminho mais curto até o sucesso, o que é uma reflexão super válida se nosso objetivo e vencer nossos desafios.
As verdades sobre produtividade que você precisa saber
1. Se ocupar não é produzir. Produzir é construir caminhos mais curtos até chegar aos seus sonhos, o resto é se ocupar.
2. Suas tarefas nunca irão terminar. Imaginar que é possível terminar um dia sem que se tenha tarefas pendentes é uma utopia. Você sempre terá uma tarefa a ser realizada. Ficar sem nada para fazer não é uma opção.
3. Se você não possui agenda, vai acabar virando a agenda dos outros. Se você não se fizer entender que para tudo é preciso ter horário, as pessoas farão de você o que bem entenderem, inclusive para serem as agendas delas.
4. Mais importante que a velocidade é a direção. Não foque no quanto você pode remar rápido e sim na direção correta. Isso é o que vale!
5. O maior ladrão de energia é pensar em algo que não possa ser resolvido naquele momento. Não adianta desvirtuar o foco do que precisa para pensar em algo que não possa resolver naquele momento pois assim nada sairá do papel, afinal, são duas tarefas ocupando o espaço que deveria ser ocupado por 1.
6. Não trate a exceção como regra. A vida é feita de 80% de atividades previsíveis e 20% de atividades de exceção. A parada é manter sempre os 80% organizado e os 20% sempre dentro da margem de gerenciamento.
7. Felicidade não é uma premiação. É o caminho. Não se distraia pensando no futuro. Viva o milagre do presente. A felicidade é cada dia, cada momento de nossa longa jornada da vida.
8. Se fosse fácil, qualquer um faria. É impossível fazer com que pessoas diferentes enxerguem uma situação de forma igual. Existem várias interpretações para uma mesma situação. Buscar a melhor significação para os melhores episódios da vida é uma habilidade e, como qualquer habilidade, ela se adquire com conhecimento, prática e repetição. Procure melhorar sempre, evoluir todo dia, tirando o lado positivo em cada experiência, seja ela boa ou ruim.
Produtividade está ligada a hábitos. Promessas são vagas se as mudanças não começam de dentro para fora. Tire o foco do problema, mire na solução e naquilo que nos leva ao caminho mais curto para atingir o nosso objetivo, sem perder nunca o foco nos princípios básicos da produtividade: foco, disciplina, priorização e integridade.