Trabalhar em home office tem lá suas vantagens e desvantagens. Vamos descobrir juntos como pode ser esse trabalho no conforto de seu lar?
O Home Office já é uma realidade para muitos profissionais. A opção de ter seu ambiente de trabalho dentro de casa, sem precisar perder tempo no trânsito e ainda conseguir dividir sua rotina com suas necessidades doméstica é uma opção bem atrativa para muitos profissionais. Mas como deve ser pensado esse ambiente? Afinal, nem todo mundo dispões de um espaço que possa ser destinado exclusivamente a isso. Hoje iremos ver como adaptar espaços, grandes ou pequenos, para ser o seu ambiente corporativo dentro de casa.
Separando o que é de trabalho e o que é de casa
Conseguir fazer com que documentos e suprimentos de trabalho não se misturem com os de casa é o primeiro passo para conseguir dividir o que é trabalho do que é rotina doméstica. É preciso entender que cada um deve ter o seu espaço. Então, para começar, é preciso que haja uma área destinada somente a organização de documentos corporativos.
Fazendo um levantamento das necessidades
Após essa organização, faça um check-list de tudo o que você julga necessário para sua rotina de trabalho, desde canetas e blocos de papel até utensílios de informática. Com esse check list em mãos, fica muito mais fácil conseguir direcionar a compra de tudo que for necessário, sem comprar o que não precisa e ajuda bastante no direcionamento da organização do espaço. Afinal, com essa lista em mãos, é possível verificar entender que o mais importante deve ficar mais próximo de você e o que não for tão importante, pode ficar um pouco mais distante.
Um colorido todo especial
Por mais que seja um ambiente doméstico, é preciso que aquele cantinho ganhe a cara e a importância de um ambiente corporativo. Então, que tal pensar um pouco na cor que será posta na parede? Isso poderá refletir muito no seu ritmo de trabalho. Pensando então na comodidade de meus clientes, resolvi algumas opções de cores como elas podem ajudar em seu ambiente corporativo:
Branco – Traz amplitude para cômodo e clareia o ambiente. Dando mais destaque os objetos do ambiente. Nos traz paz e tranquilidade.
Cinza – É uma cor neutra e dá um ar de estilo e elegância e deixa os objetos com as cores mais fortes. Essa cor simboliza autoconhecimento e equilíbrio
Marrom – É muito utilizado em ambientes rústicos e ela nos transmite conforto e estabilidade.
Vermelho – Cor marcante que transmite paixão e força e quando utilizado em um ambiente traz vitalidade e autoestima.
Laranja – Ela já fala por ela mesmo é alegre, traz criatividade, aquece o ambiente, estimula a comunicação.
Amarelo – Transmite energia e otimismo e fonte de inspiração e estimula a concentração.
Verde – Transmite prosperidade e saúde e ótima para renovar as energias quando utilizada num ambiente.
Azul – Transmite tranquilidade e serenidade. A cor traz a harmonia e permite a sensação de segurança e paz no ambiente, ajudando a estimular mais o lado racional.
Roxo – É o uma cor boa para meditar, essa cor está liga ao ciclo de mudança. Ideal para ambientes que queira transmitir mais feminilidade.
Rosa – Essa cor está associada ao romantismo e transmite simpatia e felicidade ao ambiente.
Pensando no acabamento
Depois de pensar na cor de tinta que irá usar, chegou a hora de pensar no acabamento. Um acabamento semi-brilho estimula a energia, enquanto um acabamento fosco remete a um ambiente mais calmo e tranquilo. Porém, há uma observação em relação as tintas foscas. Elas têm uma absorção maior e são mais opacas, tem um aspecto aveludado e mancham com mais facilidade, dificultando a limpeza.
Escolhendo os Móveis
Em relação aos móveis, existem duas coisas que precisam ser pensadas. Uma é o espaço disponível. Os móveis precisam compor bem o espaço, sem sobrecarrega-lo. Se possível, utilize gaveteiros para guardar tudo o que precisa de forma organizada, evitando deixar um acúmulo de coisas sobre a mesa. Afinal, em cima da mesa deverá ficar somente o necessário. Uma outra coisa é o seu conforto. Já que será um local onde você passará longas horas, é preciso que a cadeira seja confortável, a ponto de não te deixar com dores e a altura do móvel seja adequada para sua altura, favorecendo a postura.
Não descarte a boa iluminação
Não economize em pontos de iluminação. Um ambiente iluminado pode ajudar e muito a deixar o trabalho mais fácil. Mas opte por lâmpadas frias, pois assim será possível evitar o desperdício de energia e o aquecimento do ambiente.
Enfim, procure ser criativo, faça um ambiente que te de prazer de estar nele. Mas não abuse, não entulhe de coisas, afinal, como costumamos dizer, menos é sempre mais! Isso só ajudará na sua produtividade, fazendo de seu trabalho algo muito mais gostoso.