Faxina mental: Uma organização necessária
Com o dia-dia corrido que os tempos modernos exigem, muitas vezes nem percebemos o quanto nossa mente precisa de uma pausa para aquela faxina. Então que tal avaliar alguns pontos e perceber se estamos mesmo precisando ou não?
A faxina mental parte do princípio que precisamos entender se algumas coisas estão mesmo dentro do esperado ou não. E esses pontos são:
– Você sente que não tem tempo para fazer tudo que gostaria;
– Falta de memória para coisas que deveria lembrar com facilidade;
– Acorda cansado e se cansa com muita facilidade;
– Está sempre adiando aquilo que precisa ser feito.
A Organização Mental:
Organizar a mente não é tão simples quanto parece. Vai muito além do que colocar nossos pertences em porta objetos comprados em lojas de departamentos. É preciso saber fazer escolhas. Saber escolher aquilo que é importante para você e para que lhe cerca.
Para facilitar essa limpeza geral, vou propor para você 5 dicas que podem levar você a conseguir chegar ao final dessa faxina com mais sucesso.
Ter Motivação
Quando ouvimos falar em motivação, parece que é mole conseguir chegar a ela, não é mesmo? Mas se tivermos objetivos claros e metas possíveis tudo fica mais fácil. Afinal, são as pequenas atitudes que vão fazendo a diferença no resultado final.
Com esses objetivos bem determinados e claros em sua cabeça, fica muito mais fácil manter o foco e não se distrair com bobagens que não valem a pena.
Focar na metodologia mindfullness
Não sabe o que é mindfullness? Calma que eu explico! Essa metodologia tem como objetivo trazer sua mente para o presente, com o foco no que realmente importa no “agora”. Sem considerar os problemas que estão no passado e no futuro.
Conhecido também como atenção plena, esse processo ajuda muito as pessoas que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade e depressão.
Ter um hobby
Ter um hobby ajuda você a sair um pouco do stress da rotina, quebrar um pouco o ritmo corrido que temos durante toda a semana. Para que esse hobby tenha um efeito positivo, é necessário que seja algo que você goste, que lhe gere prazer e faça com que, por alguns instantes, seja possível esvaziar a mente e conseguir ter algum tipo de prazer e relaxamento.
Esse hobby pode ser tanto uma atividade física quanto algo que lhe gere algum bem psicológico e um aprendizado, como tocar um instrumento, por exemplo.
Não deixar de pedir ajuda
Se já é possível ter a consciência de que existe algum problema como ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo ou outro, não deixe de pedir ajuda a um familiar ou profissional. Carregar esse problema com você por toda a vida só fará mal, podendo ainda piorar sua situação.
Relacione-se
Esteja com pessoas. Rever os amigos com os quais você se identifica e conhecer pessoas novas só lhe fará bem. Isso lhe ajuda a oxigenar a mente e ter novas ideias, resolvendo problemas e questionamentos de uma forma muito mais fácil e rápida.
E para finalizar…
Com todas essas dicas, foi possível ver que nem sempre a faxina na casa e no corpo pode ser suficiente para transformar a nossa vida. É preciso começar a faxina de dentro para fora. As chances de dar certo e ter melhores resultados são infinitamente maiores. É só fazer com dedicação e atenção, lhe ajudando inclusive a se livrar de problemas de saúde.
Gostou de nosso texto de hoje? Então curta nossa página no facebook e fique sabendo sempre que for postado um novo texto em nosso site.