Quando temos muitos arquivos armazenados no celular ou no computador, nem sempre sabemos o que fazer, como fazer e qual escolher. Então que tal aprender a diferença entre dois das melhores opções existentes?
Ambos os aplicativos são classificados como nuvens, onde é possível armazenar online arquivos dos mais diversos tipos. Como eles, ainda existem o Dropbox, Onedrive e Icloud. Mas e aí, qual é a diferença entre os dois, afinal?
O Google Drive é uma central de armazenamento digital que permite que qualquer tipo de arquivo seja armazenado, sendo ele foto, vídeo, word, powerpoint, excel ou qualquer outro. Sua versão gratuita tem uma limitação de espaço, mas para quem não costuma precisar de tanto espaço assim, já costuma atender bem.
Já o Google Fotos, apesar do nome, também guarda vídeos. Sua plataforma não permite que nenhum outro arquivo que não seja vídeo ou foto seja adicionada. No caso de sua versão gratuita, além da questão do espaço, as fotos são salvas com uma resolução um pouco inferior. Então, não sendo tão aconselhado assim para quem precisa trabalhar com imagens em alta definição.
Independente de ser a versão paga ou gratuita, o Google fotos tem uma questão que pode gerar algum desconforto para quem precisa de um trabalho mais “dinâmico”. Por ser tratar de um app voltado para fotos, logo após o Upload, ele processa as fotos, deixando-as em uma resolução considerada “ideal”, levando um certo tempo para deixar os arquivos disponíveis para download. Isso já não acontece no Google drive. O google drive vê todos os arquivos da mesma forma, sejam eles vídeos, fotos ou arquivos de textos, deixando-os disponíveis de imediato.
Por fim, o conselho que dou é que se for para questões de trabalho com imagens, o ideal é utilizar o google drive, pela agilidade que ele proporciona sem perder a qualidade. Se a opção for pela versão gratuita, basta ir baixando e apagando os arquivos a medida que não precisar mais.
Fico estressado, irritado quando uso o google drive. É muito confusa sua interface. Difícil de encontrar alguns comandos tão importantes e os mais usados. A opção paga é muito cara. Já no OneDrive o custo é bem baixo e a interface é suave, onde encontramos os comandos logo de cara na primeira página. Igualzinho à raiz do Explorer, como se estivéssemos nele.