Quando a gente começa a perceber que estar ocupada não necessariamente é ser produtiva, damos o primeiro passo para mudar a nossa percepção em relação ao que precisamos fazer para o nosso dia render mais.
Mantenha o foco no que realmente importa
Muitas vezes nos pegamos fazendo mil listas do que precisamos fazer durante o dia. Isso, em tese, ajuda, mas não resolve 100% de nossos problemas. Isso porque, dependendo de quem for, acabamos ficando mais ansiosas por ter muita coisa para fazer e o dia não rende. Então relaxe, desacelere e tente perceber o que é realmente importante para aquele momento, o que, de fato, precisa ser resolvido. Afinal, é melhor ter 10 coisas a serem feitas (e bem feitas) do que encher seu dia com mil atividades e não concluir nenhuma delas.
Sendo assim, que tal conferir comigo algumas dicas super especiais para conseguir colocar isso em prática?
A diferença entre ocupação e produtividade
O primeiro (e mais importante) passo para perceber a diferença é ver o quanto aquela tarefa impacta na sua rotina. Se ela for ter consequências (positivas ou não) em outras atividades ou situações, é algo que precisa ser feito. Caso ela não impacte ou não faça diferença no que você está fazendo ou na sua rotina de uma forma geral, ela pode ser deixada para depois.
Isso ajuda muito a definir o que de fato é importante na sua rotina, eliminando a perda de tempo e deixando você bem mais produtiva.
Foque em apenas 1 ferramenta de organização
Não adianta também querer ficar neurótico a ponto de ter mil planejadores de rotina. Isso vai acabar atrapalhando e fazendo com que a gente se perca. Eu, por exemplo, tenho um planner semanal onde descrevo toda minha rotina. E é só nele que ficam anotados todos os meus compromissos e minhas obrigações, ajudando a me manter sempre em dia.
Comece seu dia pelas tarefas mais complexas
Desde que percebi que costumo render bem mais na parte da manhã, passei a deixar minhas tarefas mais difíceis para serem feitas primeiro. Assim, consigo aproveitar minha mente mais descansada para resolver questões que poderiam parecer mais difíceis de serem resolvidas ao fim do dia, quando estou mais cansada. Claro que isso pode variar de pessoa para pessoa. Mas é bem provável que funcione com você também!
Se esse texto lhe ajudou a se tornar mais produtiva, compartilhe com amigos e familiares e deixe seu comentário e seu like em minhas redes sociais!