Como é bom crescer com o espírito natalino bem vivo dentro de nós, não é mesmo? E quando além do espírito, toda uma memória vem junto? Então as dicas de como manter os enfeites de natal irão deixar essas memórias cada vez mais vivas!
As festas de final de ano se aproximam e, com isso, chega a hora de tirar da caixa todos aqueles enfeites que deixarão sua casa já em clima de festa natalina. Mas como esses enfeites foram armazenados no ano anterior? Será que a conservação foi realizada de maneira adequada? Nesse texto iremos ensinar como manter seus enfeites por muitos e muitos anos (e muitos natais) consecutivos.
Bolas e enfeites pequenos
Provavelmente são os itens mais frágeis de toda sua decoração. Seja por conta de seu tamanho ou por um eminente risco de quebra. Pensando nisso, a ideia é utilizar a criatividade e reaproveitar o que temos em casa para facilitar no armazenamento seguro. A primeira dica é utilizar uma caixa de papelão com copos de plástico grudados ao fundo. Em cada um dos copos podem ser colocadas as miudezas. Após conservar essas miudezas nos copos, coloque um papelão por cima, criando uma “divisória” na caixa. Nesta parte podem ser colocadas as bolas, com o cuidado e preencher os espaços entre as bolas com papel de seda.
Lâmpadas e luzes de Natal
Para que as luzes de Natal não fiquem emboladas, dando um imenso trabalho para desembolar, a sugestão é enrolar os fios em uma lata. Quanto maior a metragem das luzes, maior a lata, evitando ainda mais os riscos de nós. Depois de passar os fios pela lata, guarde em um saco plástico, evitando que as luzes assim desenrolem.
A árvore de natal
Para auxiliar na conservação da principal estrela da decoração, procure desmontar a árvore ao máximo, encurtando o seu comprimento no menor tamanho possível. A árvore deve ser guardada em pé, podendo-se utilizar até mesmo um cinto velho para que ela fique o mais fina possível.
Guirlandas
Essa parte da decoração também requer um certo cuidado. As guirlandas costumam ser objetos muito frágeis. Por isso, é preciso que sejam guardadas em sacos plásticos ou envoltas em jornal (caso tenham detalhes como laços grandes e outras decorações) e que tenham um espaço dedicado exclusivamente a elas.
Enfeites com pilhas ou brinquedos decorativos
Neste caso, o ideal é se manter as caixas originais, pois como costumam ter as instruções em seu interior, facilita a utilização de um ano para o outro. Porém, recomenda-se retirar as pilhas antes de guarda-los. Deixar as pilhas em seu interior pode ser fatal.
Velas
Não são os objetos que mais costumamos guardar depois das festas de fim de ano, mas se esse for o seu desejo, recomenda-se que o ambiente seja seco e escuro, a fim de se conservar sua integridade. As velas podem ser envoltas em papel de seda e estocadas em caixas. Se forem as do tipo aromatizadas, além do papel de seda, o ideal é a utilização de um saco plástico.
Procure guardar todos os itens limpos em um lugar destinado exclusivamente a eles. Isso lhe poupará tempo e energia na hora de recomeçar toda a montagem da decoração. Agora é hora de colocar a mão na massa! Boas Festas!