Administrar uma família não é uma tarefa das mais fáceis. E é por isso que muitas pessoas acabam pensando 2 vezes antes de se casar ou ter filhos. Mas e se eu te falar que isso pode ser resolvido com apenas 1 reunião familiar e a divisão de tarefas?
Delegar tarefas para que nada fique sobrecarregado para ninguém é uma sugestão que pode ajudar a deixar tudo bem mais harmônico no ambiente familiar. Quer saber como? Então vamos conferir as dicas abaixo:
Reunião Familiar
Aproveitar os momentos em que estão todos juntos (como a hora das refeições, por exemplo) para enfatizar a importância da ajuda de todos nas rotinas diárias pode fazer toda a diferença. É importante que isso não seja imposto como uma “obrigação” e sim como uma colaboração. Porém, acredito que tudo é a forma como se conversa e como as coisas são combinadas. Não é mesmo?
Calendário Compartilhado
Não é porque moramos na mesma casa que temos que ter rotinas idênticas. Não é mesmo? Porém, é preciso que a família tenha acesso aos compromissos uns dos outros para que tudo possa se “encaixar” mais perfeitamente. Então, deixe sempre acessível para todos seus principais eventos como aniversários, calendário de provas, shows, viagens e afins. Assim, todos conseguem se planejar e ninguém fica sobrecarregado.
Manter o espírito de equipe
Para facilitar as coisas, precisamos entender que a nossa família é uma equipe. Ou seja, precisamos remar todos no mesmo sentido se o objetivo for chegar a reta final e cumprir os objetivos.
Não precisamos ser perfeitos
É normal que se queira que toda a organização e as coisas de casa fiquem impecáveis. Mas ensinar o jeito de fazer e ter a paciência para que cada um aprenda no seu tempo é primordial para que o objetivo seja alcançado.
Elogios são sempre bem-vindos
Quando uma tarefa é bem-feita, mesmo que ainda não esteja perfeita, merece um elogio. Esse é o melhor estímulo para se seguir em frente.
Planeje com antecedência
Tudo que é pensado antes, consegue ser melhor executado. Planejar com antecedência é a melhor saída para se prever possíveis problemas e assim evitá-los. Isso ajuda a evitar estresse entre os membros da família.
Recompensa no Final
Por fim, depois de tudo feito (e bem-feito!) que tal fazer aquele agradinho para seus filhos. Não existe estímulo melhor para uma criança! É superpositivo para o aprendizado e elas amam! Você costuma praticar alguma dessas dicas em casa? Me conta aqui como foi a adaptação da família em relação a isso e quais são as principais diferenças sentidas. Vou amar ouvir um pouco da história de cada uma de vocês em minhas redes sociais.