Você conhece o conceito de Armário Cápsula?

Ter menos coisas no armário, conviver só com o necessário. Você saberia viver dessa forma? Então vamos aprender como o conceito de armário cápsula pode ajudar a manter sua casa organizada.

Calma, esse conceito de armário cápsula nada tem haver com a arquitetura da sua casa! Ninguém irá chegar na sua casa e sair diminuindo seus móveis do nada, não é bem por aí! A ideia é basicamente fazer com que você, de fato, tenha no armário as peças que mais usa, que podem ser mais versáteis e que você mais ama usar. O ideal é que ao todo, existam, em torno de 37 à 45 peças no armário, entre sapatos, camisas, blusas, camisetas, vestidos e etc.

Muitas pessoas acabam comprando por compulsão, achando que um dia irão utilizar aquelas roupas ou que, por mais cafona que seja, aquela moda um dia pode voltar e tal. Muitas vezes compramos uma roupa sem nem mesmo estar amando-a e sem fazer com que ela, de fato encaixe em nosso estilo de vida.

Preparando-se para o desapego

Porém, para quem é um comprador compulsivo e tem um armário recheado, não adianta achar que será fácil aplicar o conceito de armário cápsula da
noite para o dia. É preciso criar métodos e ir se acostumando aos poucos com seus novos hábitos. O ideal é que a gente comece indo ao shopping para passear e conseguir não comprar nada. Isso não quer dizer que não compraremos nunca mais. Significa apenas que nos acostumaremos a tirar muito mais peças do guarda roupa do que repor.

Entendendo o passo a passo

Para colocar esse plano em prática, acima de tudo, é preciso saber como cuidar de suas roupas. Afinal, para que esse plano dê certo, é preciso que as roupas sejam bem cuidadas para que durem bem mais tempo. Seguem algumas dicas que costumam funcionar bem:

  1. Alvejante somente em tecido natural e super resistente como o algodão. Se você é daquelas que o utiliza para branquear suas roupas, é melhor se acostumar que elas duraram menos que o normal.
  2. Sabão, para ajudar, somente o líquido e de coco. Sabão em pó só é bom mesmo para panos de prato, de chão e toalhas e mesmo assim diluídos em água antes do uso.
  3. Essa dica é o verdadeiro milagre! O vinagre de maçã. Ele ajuda a não precisar esfregar as roupas, o que poupa as fibras da roupa. Basta acrescentar 100ml desse vinagre em 4 litros de água e deixe de molho por no máximo 1hr. Depois lave-as delicadamente com sabão de coco.
  4. Por fim, uma outra receitinha bem fácil para deixar suas roupas sempre novas. Basta colocar em um borrifador 2 xícaras de água, 1/4 xícara de álcool, 1/4 xícara de vinagre branco e umas gotinhas da essência que se preferir e borrifar levemente na peça antes de leva-la ao armário.

Exercer o desapego e viver com o que, de fato, precisamos é uma das principais ferramentas para ajudar a levar uma vida organizada. Vamos organizar nossas roupas!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *