Como organizar suas despesas: Utilizado o método 50/30/20

Como organizar suas despesas: Utilizado o método 50/30/20

Saber como equilibrar suas despesas dentro de tudo aquilo que você precisa ao longo do mês é bem complicado, não é mesmo? As vezes fazemos planos para dedicar uma parte maior de dinheiro a determinadas coisas e quando vemos, não foi bem assim que aconteceu.

Para que isso não volte a acontecer, vou ensinar um método muito eficiente que aprendi e que poderá ajudar, e muito, a organizar suas finanças de hoje em diante. Esse método se chama 50 / 30 / 20. Vamos aprender como funciona?

Método 50 / 30 / 20. Organizando despesas

Método 50 / 30/20
Equilibrar as despesas.

Para começar é preciso entender que existem 3 categorias para organizar seus gastos. Essenciais, supérfluos e “reservas para investir”. Em relação a primeira “fatia” desse montante, os 50%, ele deve ser destinado aos seus gastos essenciais mensais como plano de saúde, alimentação, moradia, transporte, celular e etc.

Já a segunda fatia, os 30%, digamos que seja a melhor parte de todo esse bolo. Mas como esses 30% podem ser a melhor parte se não se trata do maior valor? É a melhor parte pois é o que deverá ser destinado ao nosso lazer, afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?  Esses gastos devem englobar as saídas para cinemas, teatro, jantares, presentes, compras ou qualquer outra forma de lazer e diversão.

Porém, sabe quando dizemos que nos menores frascos estão os melhores perfumes? É bem por aí! Em nosso caso aqui, são nas menores parcelas que estão as maiores importâncias. Os 20% que fecham nossa conta são destinados ao futuro, sendo reservados para emergências, previdência privada e investimentos.

A melhor característica desse método é sua adequação a realidade de qualquer pessoa. Cada um pode jogar as porcentagens de acordo com que define como essencial e supérfluo. Um bom exemplo disso é que, muitas vezes, achamos que os cuidados com beleza e estética podem ser supérfluos, mas para quem trabalha com a imagem ou precisa visitar frequentemente clientes e ir a reuniões, isso pode se tornar essencial.

Gostou dessa nossa dica? Então espero que ajude a organizar suas finanças e colocar seus orçamentos em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *