Como evitar o famoso “gasto formiguinha”?

Você já ouviu falar em gasto formiguinha? Pois é, esse é aquele dinheiro que gastamos pouco a pouco durante o dia e, no fim do mês, acaba fazendo uma baita falta!

Seja uma ida rápida na padaria para tomar só um cafezinho ou aquele almoço um pouco mais caprichado durante a semana, não importa. Se você não se programou para gastar esse dinheiro, ele vai lhe fazer falta, pode apostar! Mas e aí, como descobrir o quanto se gasta e onde esse dinheiro, de fato, está se perdendo? Vamos lá que com um pouco de disciplina será bem fácil de descobrir!

Contabilidade na ponta do lápis

Durante um mês inteirinho, procure registrar todos os seus gastos. Do mais barato ao mais caro. Com isso, ficará mais fácil perceber o quanto se gasta com coisas que poderiam ser cortadas. Mas como assim? Pois é, tudo é uma questão de hábitos! Se você costumava tomar um cafezinho com pão na padaria, pode passar a fazer isso em casa, os almoços na rua, podem ser substituídas por uma marmita que vem de casa e assim vai.

Só de incorporar alguns novos hábitos a sua rotina, já será possível perceber a diferença no bolso. Porém, podemos ir além! Em uma segunda etapa procure analisar suas contas de casa. Perceba tudo aquilo que pode ser gasto extra e não é usado. Um bom exemplo disso são os canais extras de TV à cabo. Se você não os assiste, cancele! Já será algo a se economizar.

Controle seus impulsos

Todos nós já passamos por situações em que, mesmo sem querer, acabamos comprando por impulso. Controle-se! Tudo é uma questão de treinamento. A ideia é partir para a seguinte filosofia: Se você quer muito algo, espere uns 2 ou 3 dias antes de comprar. Se você ainda estiver pensando nesse produto, verifique online se existe algum lugar que venda mais barato. Assim, tudo ficará mais fácil. Com esse treinamento de sua mente, você conseguirá evitar muitas compras desnecessárias.

Dinheiro pingado na carteira

Procure andar com pouco dinheiro na carteira. Assim evita-se que o dinheiro vá embora sem que se perceba. E não, não vale partir para o uso do cartão. Se enganar agora é prejuízo dobrado. Procure ver, dentro de seu orçamento, o quanto você costuma ter de “sobra”. Esse dinheirinho, se for o caso, deve ser dividido pelo número de semanas do mês e será essa a sua verba semanal.

Como você costuma controlar seus gastos mensais? Você costuma gastar mais do que deveria? Me conte um pouco de como você costuma gastar o seu dinheiro e como passou a conseguir se controlar. Vai ser um prazer poder conhecer a história de cada uma de vocês! Espero vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *