Como deve ser o treinamento de sua empregada?

Com cada vez menos profissionais domésticos a disposição, o negócio é investir em qualificação, aumentando sua eficiência e a satisfação de seu empregador.

Segundo o IBGE, nos últimos 2 anos obtivemos uma redução de cerca de 100 mil profissionais do lar a disposição no mercado. Com isso, com as poucas pessoas que ainda temos a disposição para trabalhar, precisamos investir em treinamento e qualificação, fazendo assim com que haja uma melhor entrega do trabalho a ser realizado.

Para te dar uma ajuda de como deve ser esse treinamento, trago a seguir algumas dicas essenciais para que sua empregada se torne uma profissional do lar exemplar.

Combine tudo antes de começar o trabalho

No momento da contratação, é preciso que se deixe claro quais serão as tarefas que deverão ser cumpridas por ela. Se possível, faça uma lista e deixe sempre à vista. Alguns exemplos de tarefas a serem cumpridas são: Preparar o café da manhã, cozinhar o almoço e o jantar, lavar, passar, faxinar e fazer a manutenção da limpeza da casa, cuidar do cachorro (dar comida, levar para passear, etc), fazer compras de supermercado e açougue e cuidar das crianças.

Carga Horária de trabalho

É preciso que seja combinada antes do começo do trabalho. A carga horária precisa ser coerente com as funções exercidas pelo funcionário. Um trabalho bem feito precisa de tempo para ser executado.

Rotina de trabalho

Crie uma rotina de como o trabalho deve ser realizado. Assim, tudo ficará mais organizado e as coisas terão uma fluidez muito melhor. 

Execução do Serviço

Não adianta nada encher sua empregada de trabalho e não dar a ela ferramentas para que esse trabalho seja realizado. Uma área de serviço bem equipada é o mínimo que se espera para que tudo possa sair conforme você espera.

Comunicação

Converse com sua empregada. Se possível, mostre a ela como você gosta que cada coisa seja feita. “Perder” esse tempo inicial com ela pode evitar que muitos equívocos possam acontecer ao longo dessa relação de trabalho.

Regras de comportamento e da casa

Quando se define, desde o início, como se espera que o funcionário se porte dentro das regras de sua casa e seus costumes evita que alguns constrangimentos possam acontecer. Além disso, é preciso ensinar como atender a porta, receber convidados, falar ao telefone e anotar recados, imprevistos com locomoção, sua alimentação dentro da casa.

Se sua funcionária tiver hábitos como cigarro ou costuma ficar muito tempo trocando mensagens ao celular, estipule um tempo (ou limite) para que isso não impacte diretamente no seu rendimento diário de trabalho.

Elogios

Quem não gosta de ser reconhecido pelo que costuma fazer bem feito, certo? Então sempre que perceber que o serviço for feito da maneira correta, procure elogiar. Isso só fará bem para a relação entre patrão e empregada.

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