Como adaptar da casa para quem tem deficiência visual?

A beleza de uma casa para quem tem deficiência visual está na praticidade, segurança e conforto que ela pode oferecer. Então, que tal algumas dicas práticas para deixar a casa de um deficiente visual exatamente como ele precisa?

Segundo informações do IBGE, nosso país possuí quase 50 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, seja ela total ou parcial. E é por isso que hoje, as dicas são voltadas para eles! Então vamos ao que interessa! Como deve ser a decoração e a dinâmica de uma casa de uma pessoa deficiente visual?

Uma casa que atenda às suas necessidades

A casa que tem um deficiente, de qualquer natureza, precisa ser pensada e planejada para atender as suas necessidades. No caso dos deficientes visuais, a casa precisa ser pensada de uma forma que permita que eles tenham certa mobilidade e consigam ser o mais independentes possível. Só assim conseguiremos reduzir a quase zero o risco de acidentes.

Seguimos então para algumas dicas primordiais para essas adaptações

  • Cadeiras sempre posicionadas para dentro das mesas. Deixar cadeiras espalhadas pode acabar servindo como obstáculo;
  • A casa deve ser plana, sem andares ou degraus que atrapalhem a movimentação;
  • Usar barras em alguns ambientes, principalmente nos banheiros podem ajudar o deficiente a se localizar com mais facilidade;
  • Evitar o máximo possível de adornos, objetos pontiagudos ou de vidro para assim evitar acidentes;
  • Onde for necessário ter portas dentro de casa, procurar mantê-las abertas. Assim evita que o cego bata com a cabeça;
  • Evite o uso de tapetes, assim os riscos de tropeços pode ser minimizado;
  • Onde puder ser colocado objetos com som, que identifiquem o espaço, melhor ainda;
  • Quando for começar a planejar a casa, é preciso que se tenha a ajuda de um profissional da arquitetura que entenda desse tipo de projeto. Assim, minimizaremos os riscos de acidentes.

Se você conhece alguma pessoa com algum tipo de deficiência e que precisou de ajuda para montar sua casa, conte me como foi essa adaptação! Em nosso blog você encontra esse e muitos outros conteúdos para ajudar você e sua família a terem uma vida ainda mais organizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *