Como achar um documento em pouco tempo
Serviços que são pagos 1 vez ao ano e contas que vencem em datas aleatórias te deixando perdido em prazos, datas e vencimentos? E quando o vencimento é hoje e você não sabe onde a colocou? Como resolver esses pepinos?
É aí que entra a ajuda da Personal Organizer. Uma profissional que vai catalogar todos os seus documentos, organizar por frequência de pagamentos (anual ou mensal), grau de importância, tipo de serviço e datas a serem pagas. Sempre pensando na melhor forma de facilitar a sua vida, fazendo com que seu tempo e preocupação se voltem para o que realmente interessa.
Adequando seus costumes em alguns minutos
Porém, a organização para ter um efeito a longo prazo, é preciso que sejam feitas algumas adequações aos costumes da família:
– O primeiro deles é deixar que somente uma pessoa da família fique responsável pela manutenção da organização dos documentos e contas;
– Procurar um sistema de organização que seja o mais confortável para sua rotina e mais fácil de ser mantido a longo prazo;
– Ter um critério entre os boletos e documentos, para que depois de pagos e utilizados, possam ser separados segundo três descrições: descarte, arquivo e resolver
Além disso, é possível que separemos cada um dos documentos e contas por categorias, otimizando ainda mais seu tempo. Essas categorias são utilizadas da maneira que melhor se encaixa a rotina da pessoa. Aí vão algumas dicas de categorias:
Gestão Financeira – Extratos de contas, informações e boletos de cartão de crédito e registro de empréstimos.
Gestão de Investimentos – Ações e títulos, Títulos de Capitalizações
Informações sobre IR – Declarações, Documentos corporativos (incluindo presentes de caridade)
Documentos de Seguro – Seguro de vida, do carro, de saúde, de casa entre outros
Documentos imobiliários – testamentos, procurações, vias de IPTU e condomínio
Documentos legais – Certidões de nascimento, casamento, óbito, divórcio, registro imobiliário, passaportes, carteiras de trabalho.
Emprego e Registros Militares – Benefícios e documentação de empregados e quitação com o serviço militar
Registros Médicos – Resumo das últimas consultas, recibos de pagamentos, medicamentos usados, doenças e alergias.
Com todas essas dicas, o ideal é que se crie uma rotina de separação semanal desses documentos e contas, evitando assim o acúmulo e as pilhas de papel sem necessidade, perdendo todo o trabalho de organização já feito.
Feche o ano com chave de outro e mantenha tudo organizado. Sua família vai agradecer todo o tempo extra dedicado a ela!