O mundo nos trouxe uma nova realidade, o trabalho em Home Office. Mas e agora, como deve ser a nossa postura durante reuniões e conferências virtuais?
Desde quando começou a quarentena por conta do COVID-19, muitas empresas passaram a adotar o Home Office como medida de precaução para que os funcionários conseguissem se manter produtivos sem estarem expostos. Mas e quando houver a necessidade de se fazer reuniões através de vídeo chamadas, como deve ser a nossa postura durante essas “reuniões”?
A preparação do ambiente
A escolha correta do ambiente influencia diretamente na sua produtividade ao longo de todo o dia e não apenas durante a reunião. Sendo assim, procure escolher um lugar com boa iluminação, arejado e com o nível de conforto adequado para as suas necessidades.
É importante lembrar também que quanto menos itens que te levem a se distrair, melhor. Afinal, que gosta de ser interrompido quando está ocupado ou concentrado no que precisa ser feito?
Regras de etiqueta, mesmo estando em Home Office
Não é porque estamos trabalhando de casa que algumas regras de etiqueta não precisam ser cumpridas. Sendo assim, resolvi elencar algumas regrinhas que você precisa considerar sempre que precisar estar presente em uma reunião virtual.
Seja pontual
Aquele atraso de apenas “10 minutinhos” que não faz mal a ninguém não costuma ser bem visto em reuniões por vídeo conferência. Passa a ideia de que você (possivelmente) não é uma pessoa organizada, o que para o meio corporativo pode ser um grande problema.
Não faça interrupções desnecessárias ao interlocutor.
Evite ao máximo interromper quem está falando e conduzindo a reunião. Além de muito deselegante, as diversas interrupções acabam quebrando a dinâmica da reunião, deixando as pessoas bem perdidas e fazendo com que o raciocínio e a eficiência da reunião se percam pelo caminho.
Celular e outros dispositivos sempre desligados
Sendo por vídeo conferência ou não, uma reunião é sempre uma reunião. Então procure não se distrair com qualquer outro dispositivo que não seja importante. Foque no que está sendo feito e falado ali naquele momento.
A única exceção são casos em que você tenha alguma emergência e precise acessar o celular de tempos em tempos para ter acesso a alguma informação. Porém, isso precisa ser comunicado aos demais participantes antes da reunião começar, para que não se crie um clima constrangedor desnecessário durante a reunião.
Se prepare para a reunião
Por fim, mas não menos importante, esteja sempre preparado. Estude o tema da reunião, pesquise. Trazer algo que acrescente a empresa e a situação em questão só lhe farão ganhar pontos com seus superiores. Estar preparado mostra que você preza pela empresa e que você se empenhou em trazer coisas novas para solucionar eventuais situações ou problemas.
Como você costuma fazer em suas reuniões de Home Office? Comente em minhas redes sociais! Vai ser um prazer poder conhecer um pouco mais sobre a rotina de trabalho de minhas seguidoras!