Alguns cuidados com idoso em casa

A organização com Idosos

Casa idosos
Cuidados com a casa de idosos.

Entrar na casa de um idoso, na maioria das vezes, é reviver uma história, imergir em um passado cheio de boas lembranças e recordações. Muitas dessas lembranças vem a tona por conta de móveis, louças, livros, roupas e fotografias que se espalham pela casa sem ao menos fazer parte de um contexto ou com algum critério de organização.

Pensando nisso, é de suma importância que toda essa história possa ser organizada a ponto de continuar a trazer as boas lembranças mas com a organização e a eficiência necessária para um dia-dia sem riscos de acidentes desnecessários.

Os maiores cuidados estão nos pequenos detalhes
Caixa para remédios
Caixa de Remédio existe de diversos formatos.

Então vamos para as dicas que podem mudar (para melhor) a vida dos idosos que tanto amamos:

Colocar dentro da carteira dele(a) um telefone para contato e um endereço que sirva de referência para se achar algum familiar em caso de emergência. Além disso, é fundamental que se tenha junto também uma lista com todos os medicamentos que esse idoso costuma tomar, com seus horários e dosagens, pois isso pode salvar uma vida em uma situação de risco.

Quando se trata de remédios, inclusive, existe uma caixinha organizadora, vendida em lojas de R$ 1,99, que pode ajudar, e muito, na hora de se ingerir esses comprimidos, pois eles podem ser organizados por dias e já na quantidade correta. O que é bem interessante em casos onde o idoso precisa ficar sozinho por algumas horas, por exemplo.

Armadilhas dentro de casa
Tapetes antiderrapante
Há necessidade de tapetes com antiderrapantes.

No caso dos cômodos, podemos utilizar o banheiro como exemplo. Neste caso, é preciso que o no chuveiro se tenha uma barra onde o idoso possa se apoiar, um chuveirinho para auxiliar na higienização de áreas onde os braços já não alcançam com tanta facilidade e porta objetos com fácil acesso. Nas demais áreas, é importante ressaltar a necessidade de um tapete anti-derrapante para evitar escorregões e um acento elevado para o vaso, evitando o esforço excessivo na hora de se utilizar o mesmo.

Já na cozinha, é importante que todos os utensílios estejam ao alcance deles, afim de se evitar a necessidade de utilizar escadas e bancos para pegar objetos no alto de armários e prateleiras. Os corredores das casas devem ser largos, com poucos objetos obstruindo as passagens afim de se facilitar a circulação, evitando assim possíveis esbarrões e quedas.

E, por falar em quedas e esbarrões, o que pode ser feito para minimizar ainda mais o risco de acidentes, recomenda-se a utilização de cantoneiras de EVA ou silicone nas quinas de móveis , evitando que o idoso possa se machucar ainda mais, caso venha a cair.

Por fim, mas não menos importante, é super recomendado que o idoso tenha uma rotina ativa, com passeios, aulas de ginástica ou de alguma coisa que gostem de fazer, podendo assim se sentindo produtivo e importante, evitando com isso possíveis crises de ansiedade e, consequentemente, acidentes domésticos sérios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *