Ser sustentável é um conceito que anda na moda em todas as áreas, inclusive dentro da sua casa. Veja como entrar para esse time.
A sustentabilidade, como conceito, nós já conhecemos. Trata-se de pensar no seu presente de uma forma que, no futuro, as novas gerações sejam capazes de fazer o mesmo. E essa sustentabilidade é distribuída em 5 dimensões: Política, social, ambiental, cultural e econômica. Todas essas dimensões se encaixam de uma forma que é possível ver que não basta agir ecologicamente e achar que se é sustentável quando na verdade o que se faz nos outros pilares não te engrandece de nenhuma forma.
Mas como a sustentabilidade pode estar tão ligada a nossa vida doméstica assim? É preciso entender que se a sustentabilidade estiver atrelada a funcionalidade de nossa casa, será mais fácil leva-la da porta para fora, trazendo resultados ainda mais satisfatórios para sua empresa e rotina. Veja por onde começar:
A limpeza
– Ter uma rotina diária de limpeza ajuda a manter a casa sempre limpa e ainda utilizar menos produtos, economizando produtos e ajudando o meio ambiente.
– Utilizando menos produtos químicos, comprometemos menos a rede de esgoto, ajudando a rede de tratamento a manter, de forma mais eficiente, a rede mais limpa.
– Procure utilizar produtos mais naturais, evitando assim o risco de alergias e intoxicações.
– Aprendendo algumas técnicas de limpeza, economiza-se produtos de limpeza e também a integridade de alguns produtos.
Na organização
– Consegue-se melhorar a disposição dos produtos, criando um rodízio maior entre as roupas, evitando o desgaste das mesmas.
– Ajuda a evitar o stress e o consumo desfreado com a velha desculpa do “não tenho o que vestir”
– A organização ajuda a evitar as compras dobradas, seja de alimentos ou de roupas, gerando assim uma economia
– Uma vez tendo o espaço organizado, otimiza-se tempo para fazer outras atividades mais interessantes.
Segurança Alimentar
– Manusear e estocar os alimentos de forma correta ajuda a evitar que estraguem mais rápido e gerem resíduos e também as intoxicações alimentares
– Conhecendo algumas técnicas de cozimento evita-se o uso inadequado e o desperdício..
– Conhecer de armazenamento de comida ajuda a evitar que haja o armazenamento inadequado, estragando a comida por intoxicação.
– Conhecer sobre o que se come ajuda a refletir sobre seus impactos e formas de cultivo.
Em relação ao espaço doméstico
– Ter conhecimento das leis a fim de se evitar problemas futuros;
– Treinos e capacitação do funcionário ajudam a minimizar erros e evitam o desperdício de tempo e insumos.
– Com a capacitação doméstica é possível criar uma consciência ambiental e evita-se o desperdício.
Como vimos é bem possível começar a ser sustentável. São pequenos hábitos que vão fazer de nossa vida dentro e fora de casa possa ser muito melhor.