Se desdobrar em mil para fazer tudo em casa nem sempre resolve tudo e acaba só te deixando mais cansada. Pensar em soluções que façam a família trabalhar junto em prol da casa pode deixar tudo bem mais fácil!
Nos dias de hoje é cada vez mais difícil conseguir sair para trabalhar tranquila sabendo que teremos alguém que fará todo o serviço de casa para gente. Já foi o tempo em que tínhamos uma funcionária ou alguém da família que ajudava enquanto era possível trabalhar em paz. Agora é tentar dar conta das 1001 tarefas do dia e fazer tudo perfeitamente.
Mas pensar a organização da casa a ponto de transformar o ambiente e fazer com que isso jogue a seu favor pode fazer toda diferença. Considerando que temos um curto período para fazer cada coisa, então é preciso focar no que se está fazendo para ser bem-feito. E, depois de tudo pronto, procurar manter organizado pelo maior tempo possível.
Comece Planejando
Planejamento é tudo! Se o seu tempo é curto e você tem poucas horas (ou minutos) por dia para se dedicar a isso, procure pensar o que será feito a cada dia. Defina prioridades.
Eu geralmente costumo começar pelo que menos gosto de fazer e por isso acaba me dando mais trabalho. Passar e dobrar as roupas. Depois disso tudo pronto, além de me sentir motivada a ir adiante na organização, consigo ver que tudo que ainda precisa ser feito é bem mais tranquilo de ser feito e pode ir sendo feito ao longo do dia ou até da semana.
Planejamento é tudo!
Inclusive na hora de guardar essas roupas que passei horas cuidando, costumo ter um cuidado todo especial. Afinal, sei o trabalho que tive e não quero que tudo vá por água abaixo, não é mesmo? Então acabei criando a estratégia de deixar as roupas que uso mais frequentemente com acesso mais fácil. Evitando assim que as outras fiquem amassadas ou amarrotadas.
Essa é uma estratégia que pode ser replicada para diversas situações dentro de sua organização dentro de casa. Basta pensar na melhor forma de fazer com que você não precise ficar tendo trabalho “extra” sempre. Afinal, a ideia é sempre manter a organização em dia e não refaze-la.