Quando a gente aprende a separar o lixo da forma correta, todo mundo sai ganhando, quem recolhe, quem recicla e o planeta, que acaba tendo menos lixo acumulado.
Geralmente, na maior parte das casas brasileiras, as pessoas costumam achar que basta colocar tudo o quando é lixo reciclado dentro de uma sacola e deixar a disposição para quem for fazer o recolhimento desse material. Mas as coisas podem ser um pouco diferentes. Se a gente se acostuma a separar o lixo reciclado do lixo comum e ainda sim deixá-los separado entre papel, plástico e vidro, por exemplo, a vida de muita gente acaba sendo facilitada.
Qual é o real impacto da separação correta?
Quando a gente separa o lixo reciclado de acordo com a sua matéria prima, muitas coisas acabam sendo facilitadas. A primeira delas é o transporte. Assim, quem costuma reciclar somente papéis, não levaria vidro, por exemplo, sem necessidade para reciclar. Deixando seu transporte mais objetivo, lucrativo e seguro.
Falando em segurança, vale lembrar que, para a reciclagem de vidro, todo o processo precisa ser repleto de cuidados. Sendo assim, quem costuma lidar com esse tipo de matéria prima sabe muito bem o que precisa para manter a vida de todos os envolvidos em segurança. Ter um vidro no meio do plástico ou papel, pode colocar a vida de pessoas não preparadas em risco.
Durante o processo de reciclagem
Cada processo de reciclagem é de um jeito e tem suas características. Com isso, deixar um elemento fora de contexto em seu interior é como atrapalhar, comprometer e encarecer todo o processo.
Infelizmente ainda contamos com um total de 7% de pessoas que ainda descartam itens não descartáveis ou fora de seu descarte correto. Um percentual relativamente baixo mas que ainda pode ser menor.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o processo de reciclagem e descarte correto de material descartável, é só me mandar uma mensagem. Será um prazer poder ajudar!