A importância da Rotina na vida das Crianças.
Fazer com que a criançada consiga cumprir metas e horários dentro de uma rotina é quase que uma missão impossível. São tantas distrações e tentações disponíveis para os pequenos que acabamos tendo uma competição desleal contra todas as obrigações que a criança precisa realizar ao longo do dia.
É muito difícil criar uma nova rotina regrada quando nossos filhos já se acostumaram a com um dia-dia sem horários e regras. Pensando nessa dificuldade, muitos casais vêm criando uma rotina bem estruturada para seus filhos desde pequenos, adaptando-as à medida que as crianças vão crescendo.
As crianças precisam ter hábitos.
Porém, alguns hábitos podem ser incorporados por uma criança por toda sua vida. Os principais exemplos desses hábitos “fixos” são: a hora de comer, de dormir e de estudar. Na hora das refeições, é de extrema importância que a criança entenda que é um momento de se ficar em família e curtir aqueles minutos especiais com seus pais e irmãos, sem a distração de um eletrônico, da tv ou algo que não seja a refeição.
Se a criança ainda for muito pequena e seus horários ainda não forem os mesmos dos pais, procure estar com ela, conversando, interagindo e sem procurar pela ajuda de artifícios para fazer com que a criança coma. A refeição deve levar o tempo que a criança precisar, desde que se crie esse movimento de integração familiar e de entendimento do que se está fazendo.
Os estudos também precisam fazer parte da rotina
O mesmo podemos falar dos estudos. Uma criança deve ter um horário certo para estudar. A definição desse horário deve levar em conta os momentos em que a criança possivelmente não estará com fome, sono ou competindo com aquele seu programa favorito na tv, por exemplo. Procure sentar com seu filho e ajuda-lo a criar uma rotina diária de estudos. Mostre-o que é muito mais fácil e produtivo estudar um pouco por dia do que acumular matéria para ser estudada toda em um dia ou dois.
Além disso, com o calendário da escola na mão, procure organizar as datas de testes e provas. Isso pode ajudar seu filho a planejar os estudos e começar a revisar a matéria com antecedência. Uma das coisas que mais influência a qualidade do estudo e a absorção do conteúdo é a qualidade do ambiente ao redor. O local deve estar sem tv ligada, com uma temperatura agradável e uma luz adequada.
Adaptando a vida de estudante a todos os filhos
Muitas famílias possuem mais que um filho. Nesse caso, o ideal é que se coloque os dois para estudar ao mesmo tempo. Entender que aquele momento é dedicado ao aprendizado é essencial a todos, inclusive aos pais. Isso porque as crianças adoram quando os pais estão por perto nessas horas. Eles se sentem mais seguros e confiantes de que terão o suporte que precisam em caso de dúvidas. Nessas horas, enquanto nossos filhos fazem suas obrigações escolares, podemos aproveitar essa oportunidade para fazer tarefas que provavelmente não teríamos
tempo se estivéssemos ocupados com outras coisas como a lista de compras, a leitura de um livro, jornal ou revista ou até mesmo aproveitar para voltar a estudar também, lendo aquele conteúdo do curso que tanto queríamos fazer e não tínhamos tempo.
Enfim, rotina é questão de costume e toda família pode se adequar a essa nova realidade, basta querer! Gostou desse nosso texto? Então acesse nosso site e veja todo o conteúdo especial que preparamos para você!