Para quem gosta de um bom vinho, nada melhor que ter o devido conhecimento para conseguir manter sua coleção de rótulos sempre em perfeitas condições.
Independente se você é um colecionador, apaixonado ou apenas um apreciador, ter o mínimo de conhecimento é importante para que seus vinhos estejam sempre no ponto na hora que você resolver abrir aquele rótulo especial.
Onde deve ficar a adega?
Antes de mais nada, precisamos entender a importância da posição da adega dentro da casa. E, por mais óbvio que pareça, a cozinha não é o lugar ideal para se ter essa pequena geladeira. Afinal, a troca constante de temperatura ambiente pode prejudicar o seu funcionamento e o seu conteúdo. Uma vez que tanto a adega quanto seu conteúdo são hiper sensíveis a essa troca constante de calor.
Com isso, vale lembrar que o ideal é que a adega fique em um lugar de fácil acesso para você e suas visitas com boa ventilação e fora do alcance do sol e do calor.
Como arrumar as garrafas.
Quem curte vinho sabe que esse tipo de bebida fica ainda melhor se armazenado na horizontal. Ainda mais dentro da adega. Porém, nessa posição dentro da adega, a visualização do rótulo fica bem comprometida. Sendo assim, a ideia é colocar uma etiqueta com as principais informações em seu gargalo. Assim a visualização do que se precisa saber fica bem mais fácil.
Organização por tipo
Ao organizar a adega por tipos de vinho (tinto, branco, espumantes e etc) você já consegue ir diretamente onde interessa. E dentro dessa especificação ainda podemos organizar as garrafas de acordo com o produtor, pela idade e pela região.
Ou seja, entre os vinhos tintos, por exemplo, você separa nas prateleiras da direita pra esquerda de acordo com o que você leva mais em conta. Seja a idade, a região ou produtor.
Organização por Região
Se a sua ideia for a regionalização, separe uma prateleira para cada país, assim você consegue saber o que oferecer dentro de cada ocasião especial. Se a ideia for por produtor, podemos dentro também de uma mesma prateleira separar as diversas opções oferecidas pelo mesmo.
Organização por Idade
Geralmente vinhos mais velhos são mais valiosos, então a ideia é deixá-los um pouco mais afastados de nossos olhos ou daqueles que possam vir a mexer por ali. Afinal, esses são aqueles rótulos que merecem uma data especial para se abrir.
O que falar então dos vinhos especiais?
Esses então devem ser guardados a 7 chaves. Devem ficar em um lugar que não tenha tanto fácil acesso assim e, se possível, longe dos vinhos de consumo frequente. Afinal, ninguém quer correr o risco de abrir um rótulo especial por acidente, não é mesmo? Se você é apreciador de vinhos e tem alguma dúvida, acesse uma de minhas mídias sociais e deixe a sua pergunta. Será um prazer poder trocar aquela ideia com você!