Existem algumas respostas que podem trazer uma certa explicação para essa pergunta. Vamos conferir?
Para começar, a primeira explicação é que o idoso acaba sendo obrigado a lidar com as limitações de sua idade e ainda com as adaptações que a mesma acaba os impondo na rotina.
Além dessas limitações físicas, a família acaba achando que existem limitações intelectuais, dando cada vez menos importância para a opinião dos mais velhos. Com essas perdas significativas, acaba sendo normal se apegar ao que sobra, sejam móveis, roupas ou objetos.
As fotos ajudam a manter a memória funcionando e o coração aquecido
Os mais velhos, na maioria das vezes, já perderam muitos entes queridos ao longo da vida. Além disso, muitos acabam tendo uma memória que já não é tão boa como antes. Com isso, guardar e acumular fotos e imagens ajuda a trazer essas lembranças boas de volta, aquecendo o coração e levando-os a uma zona de conforto favorável.
Depressão é um grande inimigo
Lutar contra a depressão se tornou um grande desafio para os mais velhos. Quando não é mais possível lutar contra ela, os idosos acabam tendo sua capacidade de discernimento limitada, não tendo a capacidade assim de saber a hora de se desapegar de alguns itens. Tudo que foi dito aqui pode ter um estalo a partir da vida corrida que a família desse idoso leva. Muitos acabam sozinhos, sem ter com quem conversar ou simplesmente estar junto. Isso faz com que eles acabem sendo levados a esse caminho sem volta.
Então, se você tem um idoso na família, procure cuidar dele da melhor forma possível. Isso aumenta a sua expectativa de vida e evita que ele entre nessa rotina de sofrimento. Porém, se você que está lendo já idoso e sente que está próximo de se encaixar dentro dessas descrições, converse com alguém de sua família e veja como seria possível procurar ajuda!
Vamos cuidar de nossos idosos! Como você costuma cuidar dos idosos de sua família? Vá até o post de nosso instagram e deixe um comentário sobre como é a rotina dos idosos de sua família.