Os benefícios de se ter um catálogo de suas moedas são inúmeros. Dependendo de como é sua coleção, o catálogo pode ajudar
a se descobrir quais peças você ainda precisa e se por acaso há algum item repetido.
Além desse fator, a organização da coleção passa uma imagem mais positiva e valorizada do item colecionado, fazendo, inclusive com que se tenha uma valorização da coleção.
Duas forma bem eficientes de se catalogar suas moedas é em um caderno ou em uma planilha de excel. Cada uma tem sua particularidade.
Os cadernos são para aqueles que são pouco adeptos a informática e o Excel já é mais para que gosta de evitar o acúmulo de muitos papéis e itens ainda mais volumosos.
Nessses dois métodos sugeridos, você acaba tendo somente dados escritos de sua coleção. Sendo assim, se você prefere ter um catálogo mais “visual” então o ideal é que você junto com suas anotações, tenha uma foto de cada peça de sua coleção.
Junto com essas fotos você deve inserir anotações como País de origem, local de cunhagem, data de emissão, “tipo”, composição, tema e grau de conservação.
Isso ajuda a dar uma outra cara para sua coleção. Você faz coleção de moedas? Como você costuma fazer para organizá-las? Deixe aqui nos comentários sua forma de catalogação favorita!