Qual é a diferença entre recibo, cupom fiscal e nota fiscal?

Você sabe para que serve cada um desses documentos? Existem diferenças e é isso que iremos explicar no texto de hoje

Muitas pessoas podem acabar achando que recibo, cupom e nota fiscal são a mesma coisa pois todas comprovam que houve algum tipo de transação financeira entre quem estava vendendo e quem estava comprando. Mas não é bem assim. Existem sim diferenças e é isso que iremos explicar para você.

Recibos

São comprovantes de que houve algum tipo de transação (venda de produto ou serviço) por um profissional liberal e seu cliente. Costuma ser de emissão fácil pois pode ser feito até de forma manuscrita. Não é o tipo de comprovante que exige que o emitente recolha impostos. Acaba tendo mais uma função de controle de entrada e saída de caixa do que qualquer outra coisa.

Cupom Fiscal

Geralmente é o papel que recebemos quando vamos a uma lanchonete, restaurante ou algo similar. Não vem com os dados de quem faz a compra. Somente de quem fez a venda. Por não ser um comprovante rico em informações detalhadas, esse tipo de comprovante pode não ser tão vantajoso para quem compra e para quem vende.

Nota fiscal

É o oposto do cupom fiscal. Chega até a ter informações demais. Possui dados de quem vende, de quem compra, recolhimento de impostos etc. Com essa nota fiscal, a empresa fica respaldada de ser vítima de eventuais fraudes de qualquer espécie.

Vale lembrar que, em termos legais, apenas as notas fiscais são válidas para o governo na isenção de imposto de renda na comprovação de gastos com médicos, por exemplo.

Qual é a melhor opção então?

Pelo que foi possível ver, a nota fiscal é a forma mais completa de se ter todo respaldo legal que precisa. Só com ela é possível que o governo recolha todos os impostos necessários e o cliente ainda tenha comprovação de garantia ou fins jurídicos, caso seja necessário.

Você sabia dessas diferenças? Você costuma pedir as notas fiscais nos locais aonde vai? Deixe um comentário em minhas redes sociais e me diga como você costuma fazer quando faz a compra de um produto ou serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *