Entender o tipo de papel usado, o tamanho, formato e a finalidade ideal podem fazer uma certa diferença na hora de preparar a sua correspondência.
Dar o uso certo ao material de papelaria corporativa é algo essencial na identidade visual da empresa. Muitos clientes e fornecedores acabam avaliando a forma como trabalhamos pela forma como nos comunicamos. E o uso correto dessa identidade visual faz parte dessa “comunicação”.
No caso dos envelopes, eles fazem o transporte do que a empresa tem de mais valioso. São contratos, extratos, propostas entre muitas outras coisas que precisam sair da empresa e ganhar o mundo levando a identidade visual da empresa.
Envelope saco
Mais comumente usado no formato retangular ele é ótimo para propostas, contratos e orçamentos pois seu formato que varia de 11 x 17 até 37 x 47cm. Isso faz com que haja diversas possibilidades de formato para a escolha do tamanho ideal para se usar.
Envelope Ofício
É o envelope que, tradicionalmente, recebemos nossas contas em casa. Ele pode ser utilizado no meio corporativo quando o que será enviado é apenas um comunicado e não um documento oficial. O tamanho mais comum de se ver, nesses casos, é o de 22 x 11 cm.
No caso de algumas correspondências nesse formato, há a possibilidade de se usar uma “janela”, deixando parte do documento à mostra.
Gramatura do papel
Depois de escolher o envelope, que tal pensar na gramatura do papel? Na hora da escolha considere o fato de se a correspondência é para comunicação interna ou envio pelo correio. Se houver a necessidade de envio pelo correio, a sugestão é de um papel um pouco mais grosso (algo próximo a 120g/m²). Afinal, dessa forma fica mais difícil que o documento se amasse ao longo do caminho.
Tipo de papel
Se a gramatura do papel pode ajudar a manter sua integridade ao longo do percurso, o tipo de papel a ser utilizado já cumpre com outra função. Uma função puramente estética. Seja um papel offset, couché ou reciclado, tudo vai depender do impacto que você vai querer causar em quem está recebendo a comunicação.
E você, como costuma pensar a comunicação via correspondência de sua empresa? Me siga em minhas redes sociais e deixe já o seu comentário!