4 formas de ter um Natal sustentável

Aproveitar o Natal para refletir sobre como é a nossa forma de consumir certas coisas pode ser muito útil para trazer um ano novo bem melhor para você e para o mundo a sua volta.

Quando a gente pensa em Natal mais sustentável, a nossa consciência fica muito mais tranquila para o novo ano que se inicia. Vamos refletir juntos sobre essa causa?

Entender que a forma como consumimos o que mais gostamos interfere diretamente no que somos e como vivemos pode fazer toda a diferença em nossa vida. E, pensando nisso, separei 4 formas de se fazer um Natal mais sustentável e fazer do seu novo ano uma oportunidade de se fazer tudo diferente.

Dê preferência a produtos regionais

Nosso país é muito rico no que diz respeito ao que pode ser servido na ceia. Então que tal pensar em oferecer produtos que valorizem a nossa terra e deixem a sua ceia com uma cara (e um sabor) muito mais brasileira? Um bom exemplo disso é a possibilidade de se trocar as castanhas portuguesas por castanhas de caju, por exemplo.

Evite o desperdício

Para que não haja a necessidade de jogar anda fora, faça o seu cardápio antes de ir as compras. Com o cardápio pronto, fica muito mais fácil fazer uma lista de compras mais precisa. Uma boa dica é dar preferência em comprar produtos a granel. Isso ajuda bastante na hora de evitar a compra do que não se precisa.

Se reinventando com as sobras

Mesmo com todo um controle em relação ao desperdício de comida, mesmo assim ainda sobra bastante coisa. Aí, para não ter problema, a melhor coisa a se fazer é se reinventar. Crie receitas a partir do que sobrou. Sem dúvida ficará uma delícia!

Se evitar os descartáveis, a natureza agradece!

Por mais que a tentação seja grande em virtude da grande quantidade de louça que se acumula em datas comemorativas, o ideal é que evitemos o uso de plásticos e descartáveis. Afinal, imagine o quanto isso pode causar de impacto na natureza? Fica aqui a nossa reflexão sobre o tema!

Espero que todas essas dicas possam ajudar você a ter um Natal bem mais sustentável e que ajuda a Natureza. Se você gostou desse texto, compartilhe com seus familiares e amigos e deixe seu comentário em minhas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *