Ao fazer seus pedidos de fim de ano, você imaginou que tudo isso pudesse acontecer em 2020? Nem nos melhores roteiros de filme seria possível se prever o tamanho de tudo que vem acontecendo.
Em 31 de Dezembro de 2019, perto da meia noite, ao se fazer os pedidos e promessas para o ano que irá começar, como se poderia prever tudo que começaria a se desdobrar a partir de março de 2020.
Todos nós fomos obrigados a nos adaptar a uma nova realidade. Uma realidade cheia de medos e incertezas que vinham através do noticiário que só traziam as notícias que nossos ouvidos não queriam ouvir.
Com isso, muitas famílias se viram voltadas a ter todos seus membros em casa. Uns trabalhando, outros estudando e quem é pai ainda se desdobrando em mil para conseguir ser produtivo no trabalho sem deixar com que seus filhos percam o rendimento nessa nova forma de aprender.
Aproveitar o tempo para se fazer de tudo ou chutar o balde e não fazer nada?
Com um tempo ocioso em casa fora do comum, as pessoas foram obrigadas a trazer para o lar alguma forma de preencher essa lacuna com algo que fosse, de fato, produtivo. Seja estudo, atividade física, mais trabalho ou até meditação. Porém, ainda há aquelas que não se adaptaram a essa nova filosofia e acabaram ficando bem menos produtivas que o normal.
Cuidando da mente
Uma das maiores preocupações em relação a população é com a saúde mental de cada um. O quadro instaurado com a pandemia é bem propício ao desenvolvimento de surtos de ansiedade, depressão e toc. Ao menor sinal do surgimento dessas questões, é preciso procurar um especialista.
O futuro
Muito dessas questões citadas anteriormente vem fruto de uma incerteza em relação ao futuro. Se estaremos empregados, se faltará oportunidade para nós e nossos familiares ou se algum conhecido poderá sofrer com as consequências dessa pandemia em sua saúde.
Muitas pessoas perderam o emprego ou fecharam seus negócios por conta da pandemia. Com isso, está sendo preciso correr atrás e se reinventar dentro dessa nova realidade. E aí, como vocês tem se virado durante todos esses meses? E o que nos espera em 2021? Que a gente nesse fim de ano possa parar, refletir, agradecer por estar vivo e pedir que no próximo ano tudo possa se normalizar e a vida possa voltar a ser o que era antes.