É sempre bom tem alguns remedinhos em casa para alguma emergência. Mas você sabe como deve ser o armazenamento correto e como e onde descartar?
É sempre bom ter um remedinho em casa para quando pinta aquela dor de cabeça, estômago ou para quando a criançada tem algum tipo de problema. Mas e como fica o armazenamento desses remédios? Onde você costuma guardá-los? Será que você está guardando no local certo?
Onde e como armazenar
Uma solução para quem gosta de organização é sempre ter uma caixa para cada tipo de remédio. Cada uma das caixas deve ser sinalizada com o tipo de problema que elas resolvem (uma etiqueta escrita “dores musculares”, por exemplo).
As caixas com esses remédios jamais devem ficar no banheiro, devido a sua alta variação de temperatura. Além, obviamente, de estarem sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação.
O local a ser escolhido deve ser de conhecimento de todos os adultos da casa. Assim, em caso de necessidade, pode ser facilmente localizada por eles. Vale lembrar que as caixas de plásticos são sempre as mais indicadas pela sua maior facilidade de limpeza.
Quando e como descartar
Falando em limpeza, procure sempre fazer uma varredura em todos os remédios contidos em sua “farmácia caseira”. Essa varredura ajuda bastante a localizar remédios que eventualmente possam ter passado da validade.
Caso você encontre remédios que tenham vencido ou estejam perto de vencer e não serão usados tão cedo, procure levar até a farmácia ou drogaria mais perto de você para que seja feita a logística reversa. Assim, esses remédios voltarão aos respectivos laboratórios, tendo o devido fim. O descarte inadequado pode afetar bastante o meio ambiente e a saúde humana.
Vale sempre enfatizar que nunca é bom tomar remédios sem a orientação de um médico, combinado? Agora me conta como você costuma fazer para armazenar todos os seus remédios em casa? Acesse meu blog e minhas redes sociais para me contar! Vai ser um prazer poder saber um pouco mais sobre a história de cada uma de vocês!