Grosso modo, uma é mais voltada para a limpeza geral enquanto a outra visa mais a manutenção. Mas será só isso mesmo?
Você possivelmente nunca parou para pensar na real diferença entre essas duas termologias e por isso, talvez, não tenha se organizado a ponto de colocar as duas em sua rotina de afazeres domésticos. Então vamos lá, a diferença não é tão difícil assim de se entender.
A Faxina
A faxina é um processo um pouco mais complexo, que envolve todos os cômodos da casa e exige que móveis sejam arrastados, tapetes sejam tirados e você dedique um pouco mais de tempo a ela. Além disso, geralmente, a faxina exige o uso de eletrodomésticos que só fazendo a limpeza você acaba não utilizando, como o aspirador de pó, por exemplo.
Na faxina, dedicamos um tempo para itens que só fazendo a limpeza não costumamos nos preocupar como os vidros do banheiro e das janelas e os espelhos, por exemplo.
O ideal é que a faxina seja feita em dias de folga e com a ajuda de toda família. Só assim será possível terminar tudo bem mais rápido.
A limpeza
Apesar de ser mais superficial, priorizando mais os locais e objetos de uso contínuo, a limpeza ajuda bastante a manter tudo limpo e em seu devido lugar por mais tempo, ajudando lá na frente, no dia da faxina. Afinal, com tudo limpo e bem conservado, acabaremos tendo menos o que limpar se se preocupar.
Para fazer a limpeza diária ou periódica, o mais recomendado é a utilização de vassouras para tirar o excesso de pó do chão e um pano úmido. Esse pano pode estar só com água ou com um produto de limpeza de sua preferência.
Vale ressaltar que as duas termologias são complementares e não excludentes. Se conseguirmos incorporar e alterna-las em nossa rotina, nossa casa está sempre com aspecto de casa nova e limpa.