Não adianta querer abraçar o mundo sozinha! Lembre-se que você não precisa dar conta de tudo sozinha. Sua família precisa (e deve) participar. Todos podem ter tarefas e ajudar no dia-dia da casa.
Quando se é mãe, tende-se a querer abraçar o mundo sozinha. Por mais que eu não seja mãe, sei que isso não dá certo! Tenho sobrinha e vejo o quanto o dia-dia de uma família pode dar trabalho. E, pensando em não deixar ninguém sobrecarregado, trouxe hoje algumas dicas especiais para que tarefas e funções possam ser melhor distribuídas, deixando tudo em ordem e todos em casa felizes.
Inclua uma rotina na vida da família
Esse é o primeiro passo para conseguir ter um pouco mais de controle diante de certas atividades da casa. Obviamente, sei que é impossível controlar certos imprevistos. Porém, quanto mais controle temos diante da hora e da forma como fazemos algumas atividades, menores são as chances de certas coisas saírem dos trilhos.
Certas situações como as horas das refeições, o que será feito em cada umas das futuras refeições, distribuição de tarefas e ainda um inventário do que há em sua dispensa. Isso só irá ajudar a te manter menos sobrecarregada.
Estipule o dia certo para lavar a roupa
A ideia fixa de que é preciso lavar a roupa todos os dias acaba lhe sobrecarregando ainda mais. É preciso que se crie o hábito de lavar a roupa em dias pré-determinados. Isso ajuda a deixar você menos sobrecarregada e ainda alivia o consumo de energia, água e produtos de limpeza.
A rotina de faxina pode ser feita aos poucos
Não adianta se exaurir querendo fazer a faxina da casa toda num dia só. Isso pode ser feito aos poucos. Faça 1 ou 2 cômodos por vez (dependendo do tamanho). Isso ajuda a manter a casa sempre limpa e você consegue dar conta de tudo que precisa ao longo de seu dia.
Aprenda a dizer não
Se você consegue dizer não com carinho e alegria desde sempre para os seus filhos, acaba ficando mais fácil de traze-los para um hábito mais dentro do que você espera. Crianças que têm limites desde sempre acabam se tornando jovens e adultos mais solidários e participativos.
Faça check-list
Ter uma check list com tudo aquilo que você e todos da família precisam fazer é uma boa forma de controlar e manter tudo em ordem. Deixe sua check list sempre em um lugar que todos possam ver. Assim fica mais fácil de controlar e ir marcando cada tarefa a medida que forem sendo feitas.
Como você costuma fazer para ter hábitos mais organizados em sua casa? Deixe um comentário em nossas redes sociais. Vai ser um prazer poder compartilhar novas ideias com vocês!