Quantas vezes esquecemos o que guardamos na geladeira e quando vamos ver, acabou estragando? Então, para que isso não volte a acontecer, que tal aprender como deve ser a organização de sua geladeira?
Pode não parecer, mas as geladeiras são projetadas para que os alimentos sejam organizados de acordo com a temperatura ideal para sua melhor conservação. Quanto mais alta a prateleira, mais fria a região da geladeira. Tendo isso como foco, porque não aproveitar e deixar tudo bem organizado a fim de se evitar desperdícios e perda de tempo na hora da escolha do que se precisa.
O 1º passo da organização
Antes de se começar qualquer organização de geladeira precisamos refletir sobre quais são os objetivos que pretendemos alcançar com essa arrumação. Seja por praticidade, beleza, espaço ou conservação, a organização deve ter um fim (ou até mesmo os 4 ao mesmo tempo) para cada uma das “filosofias” de organização, as prioridades mudam e a posição dos alimentos também.
Só assim será possível evitar o desperdício e aqueles cheiros desagradáveis de produtos que passaram da validade.
A conservação dos alimentos na geladeira
Considerando o que já foi comentado, que a geladeira tem diferentes temperaturas em suas regiões, como devemos organizar os alimentos de acordo com essa variação de temperatura?
Na gaveta inferior, a região menos fria da geladeira, deve-se armazenar legumes, verduras, hortaliças e algumas frutas. Esses alimentos têm uma sensibilidade maior a temperaturas mais baixas. Sendo assim, depois de limpos e devidamente acondicionados em organizadores para geladeira, devem ser colocados nesse “gavetão”.
Última prateleira
Essa região da geladeira geralmente é utilizada para armazenar comidas que precisam ser descongeladas e frutas que precisam ficar mais a vista para serem consumidas mais rapidamente.
Prateleiras intermediárias.
São as melhores posições para se armazenar comidas que serão consumidas no dia ou sobras de um dia para o outro. Geralmente são recomendados para se colocar refratários de vidro ou plástico devidamente vedados.
Prateleiras e gavetas superiores
Por serem as regiões mais frias da geladeira (depois do freezer), elas são recomendadas para o armazenamento de frios, laticínios e carnes que ainda serão temperadas e preparadas. No caso do freezer, geralmente utilizamos para o armazenamento de carnes, sorvetes e aquelas sobras de comida que pretendemos comer em uma data futura. Por isso, o ideal é etiquetar o que foi congelado com a data em que isso foi feito.
O armazenamento na porta da geladeira
Por ter a maior variação de temperatura entre todos os locais dentro de uma geladeira, o mais recomendado é utilizemos essa área para armazenar molhos (Ketchup, mostarda, molho inglês) e conservas (azeitonas, palmitos e etc…)
Depois de toda essa organização, ainda temos alguns cuidados que precisam ser tomados para que tudo fique ainda melhor. Para começar, tudo que entra na geladeira deve ser higienizado. Seja industrializado ou não, tudo deve ser lavado e devidamente acondicionado em seu local ideal.
Quando o assunto é alimentos abertos, o ideal é que, caso haja sobra, que ela seja posta em um recipiente diferenciado, devidamente identificado com o que se trata, data de validade e o prazo para consumo.
Vale lembrar que para evitar perdas por datas de validade, procure adotar o sistema PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai). Organizando sua geladeira dessa forma, tudo fica ainda mais fácil. Em hipótese nenhuma armazene recipientes de lata ou protegidos com derivados de papel na geladeira. Isso ajuda a estragar o alimento mais rapidamente.
Espero que com todas essas dicas, você consiga deixar sua geladeira muito mais organizada. Isso ajudará você a ter mais praticidade no seu dia-dia e ainda evita o desperdício de comida e dinheiro.