Atualmente não há quem não use as tão famosas “nuvens”. O Google Drive possivelmente é a mais famosa delas. Porém, você sabe que ela tem recursos que poucas pessoas sabem?
Aqui em nosso blog, vocês já viram alguns textos falando das mais diversas formas de armazenar documentos e fotos nos diversos tipos de nuvens disponíveis. Porém, hoje o objetivo é trazer algumas dicas especiais que poucas pessoas sabem sobre a mais famosa delas, o Google Drive.
Ferramenta de pesquisa
No Google Drive, a ferramenta de pesquisa tem recursos pouco explorados pelos usuários. Na verdade, poucas pessoas sabem que ela pode ser muito mais precisa do que parece. Essa ferramenta é capaz de procurar, dentro de PDFs ou JPG, um assunto específico ou palavra. Basta que se digite o que se precisa na barra de procura.
Conversão de arquivos PDF e JPG em texto editável
Aquele sufoco de ter um texto e não conseguir aproveitar está com os dias contados. Agora, todos os arquivos salvos na nuvem podem ser abertos em texto editável na área de documentos da plataforma. Basta clicar com o botão direito em cima do arquivo e clicar em abrir com > documentos Google. Assim você tem o texto inteirinho para ser mexido da forma que que for preciso.
Escaneando com o App
Se você tem algum arquivo que precisa ser escaneado, seja livro, folha solta ou qualquer outra coisa, basta clicar, na área principal do app, no símbolo de +. Ao abrir, ele lhe dará algumas opções, entre elas a de escanear. Assim, basta utilizar sua câmera para conseguir fazer a “cópia” do arquivo.
Compartilhando arquivos em PDF
Geralmente, quando compartilhamos algum link do Google Drive, ele acaba vindo com um endereço muito grande e em um formato editável, o que nem sempre é o que queremos. Por isso, se for preciso enviar o arquivo para alguém em PDF, basta copiar o link e trocar, na parte final dele, a palavra edit depois do símblo / pela seguinte escrita: export?format=pdf. Com isso, a pessoa que receber o link, conseguirá fazer o download apenas no formato PDF.
É possível limitar o acesso de quem recebe o arquivo
Ao enviar link de acesso para uma pessoa, você pode usar a canetinha ao lado de onde coloca o endereço para limitar o tipo de acesso que a pessoa tem ao arquivo. Além disso, logo abaixo, existem duas caixas a serem marcadas que dão acesso limitado a pessoa, evitando que ela consiga imprimir, copiar ou fazer download do arquivo, por exemplo.
Acredito que muitas dessas dicas você nem tinha ideia de que eram possíveis de serem feitas, não é mesmo? Se isso foi uma novidade para você, fico feliz em poder ter ajudado! Para novas dicas e novidades, é só acessar os outros textos de nosso blog e conferir! Espero sua visita!