Muita gente só de ouvir falar em mudança já sente vontade de chorar. Como você lida com isso? Não precisa se preocupar! Confira as dicas e mãos a obra!
A palavra mudança, para grande maioria das pessoas, chega a dar aquele nervoso, frio na espinha e vontade de sumir e só voltar quando tudo já estiver reorganizado no novo local. Não é mesmo? Mas para que todo esse exagero? Vamos conferir algumas dicas de como tirar isso de letra, deixando tudo em ordem do jeito mais fácil.
Para facilitar a explicação, o entendimento de quem vai se mudar e a prática, de fato, separemos a mudança em três etapas. O antes, o durante e o depois.
O antes
Nessa etapa, costumamos começar com as medidas de cada cômodo da nova moradia (ou escritório) para conseguir ver o que será possível levar e o que não será possível levar. Depois dessa etapa finalizada, procure juntar com todos os móveis que não irão na mudança, todos os objetos que você não desejar mais. Com todos esses itens separados, será possível ver o que deverá ser descartado e o que pode ser vendido, gerando até uma rendinha extra.
Com tudo que vai na mudança já em mente, já é possível fazer o orçamento da transportadora e ver com eles como funciona o serviço. Pergunte sempre o que está incluso no serviço e quais materiais serão de responsabilidade dele e quais serão sua.
Sempre fiscalize o embalar dos objetos ou procure fazer você mesmo. Nada melhor que o seu olhar sobre os seus objetos para que os mesmos possam manter sua integridade. Faça isso com calma para que nada de útil seja deixado para trás ou corra algum risco de dano.
Nas caixas de mudança, o armazenamento deve ser feito de acordo com as áreas, tendo escrito na caixa quais são os objetos que estão ali e a qual cômodo eles pertencem. Toda nova casa deve estar devidamente limpa e faxinada, a fim de se evitar o acúmulo de sujeira e o maior trabalho para limpar depois.
Durante
É fundamental ter uma malinha a tirar colo, que siga com você no caminho até a nova casa. Nessa malinha, vai uma roupa de cama, suas roupas, remédios e afins. Essa dica é fundamental para quem ainda não fez mudanças e pensa em fazer em breve.
Além disso, tenha sempre em mãos o que for indispensável em situações de mudança como documentos e chaves. Para deixar tudo ainda mais fácil, procure separar seus ítens por peso, tamanho e de que parte da casa esses objetos são. Tudo sempre muito bem etiquetado e identificado. O que for frágil, procure embalar em plástico bolha ou jornal.
Depois
Antes de começar o processo de mudança, confira as regras do novo condomínio para fazer mudanças. Afinal, não é nada legal já chegar quebrando regras. É nessa etapa final que os preparativos feitos lá atrás começam a surtir efeito. Ao chegar com a mudança, leve cada caixa para o seu respectivo cômodo. Depois de cada caixa aposentada em seu devido lugar, chegou a hora de organizar. Antes de tirar as coisas das caixas, faz parte da organização fazer uma boa faxina na casa toda. Procure organizar de um a dois cômodos por dia. Isso não sobrecarregará seus afazeres e ainda lhe permitirá dar mais atenção ao que (ou quem) precisa.