Nossos olhos e nosso cérebro são treinados a dar atenção aquilo ao que “procuram”, isolando tudo aquilo que estava ali e não interessa. Isso é chamado foco!
Quando toda a nossa atenção converge para uma determinada coisa, seja ela o que for, isso é chamado foco. O poder de concentração faz com que todas as outras coisas que não interessam sejam bloqueadas e você mire apenas no alvo que interessa.
O poder do pensamento positivo
É por conta dessa concentração e desse foco que as coisas costumam inclinar para darem certo. Não que seja uma questão de superstição, mas quando o seu pensamento e foco estão tão inclinados a que algo dê certo, você acaba dando o máximo de si por isso. É isso que faz com que nossos objetivos dêem certo.
O foco faz com que criemos relevância em nosso cérebro. Fazendo com que sejamos capazes de identificar pontos (ou elementos) do nosso objetivo em nossa rotina diária. Afinal, quantas vezes você pensou em perder peso e todo o universo mostrou para você o quanto isso lhe faria bem?
Manter o foco no que se está fazendo é conseguir se desvincular de tudo aquilo que não se está fazendo e se concentrar exatamente no que é relevante. Tudo que lhe cerca e suas consequências são frutos do que você foca ou focou em determinado momento.
É aí que está o ponto! Você está focando naquilo que lhe interessa?
Apesar da profundidade da questão, ela é bem relevante pois nos faz refletir sobre como levamos nossa rotina, como é nossa produtividade e como lidamos com ela. Se a gente, dentro de uma grande lista de demandas, consegue se organizar e dar conta de tudo que é preciso, é por que o foco estava presente e foi usado de uma forma pertinente e dentro do que buscamos como objetivo final.
Porém, todo dia é preciso refletir sobre como direcionamos o nosso foco e se estamos dando o devido fim a ele. Afinal, para que o foco seja perdido, basta apenas um piscar de olhos! e você, o que costuma fazer para conseguir manter seu foco?