Quando pensamos viajar no carnaval e temos um pet, é preciso ter uma estratégia minimamente organizada para que tudo possa dar certo.
As viagens costumam ser inesquecíveis. Porém, as lembranças já começam bem antes de chegar ao destino. Pensar para onde vamos, ver todos os passeios e detalhes em torno de tudo que pode ser feito durante a estadia nesse novo lugar.
Mas para quem tem filhos ou pet esse planejamento é um pouco mais complicado. Principalmente quando se trata dos pets, que nem sempre são aceitos em passeios ou hotéis. E é por isso que separei algumas dicas super especiais para você.
Preparando seu animal para essa longa empreitada
Esse cuidado antes de sair de casa é fundamental para que ele se acostume com tudo que irá acontecer no novo local ou no trajeto. Tudo pensando, claro, no seu conforto e no conforto dele.
Ensaio de viagem – Procure dar voltas de carro com seu pet. Aumentando o tempo do passeio a cada nova saída. Faça uma ambientação do pet com sua caixa de transporte. Assim, evita-se um stress por conta da novidade. Leve-o ao terminal do aeroporto para conhecer e se acostumar com os sons e cheiros
Caminhada relaxante – Antes de entrar em qualquer veículo para uma nova viagem, procure fazer seu animal gastar energia em uma corrida ou passeio perto da hora do embarque. Isso fará com que ele gaste energia e fique mais relaxado durante o trajeto
A caixa certa – Se seu animal nunca viajou antes e você precisa de uma nova caixa de transporte, procure conferir se ela é aprovada pela IATA. A caixa precisa ter um tamanho suficiente para que o animal sente, deite e gire dentro dela e ainda aguente o tranco durante uma possível parada brusca.
Kit conforto – Lembre-se de levar consigo um kit conforto para o seu pet. Nele deve ter água congelada, que derreterá, fornecendo sempre água gelada para ele, roupas e tapetes absorventes, potes para comida e água e, o mais importante, não esquecer a etiqueta de identificação do pet e sua caderneta de vacinação.
Viajando sem caixa – Se a viagem for de carro e a opção for não usar a caixa, certifique-se que seu pet está com a cabeça para dentro do carro o tempo todo. Além, é claro, de prendê-los com um aparato especial ao cinto de segurança, para manter a segurança de todos durante a viagem.
Por fim, para que a viagem fique perfeita, é preciso ver as normas dos hotéis e companhias aéreas ou de ônibus para a hospedagem e transporte dos pets. Cada local ou empresa costuma exigir coisas diferentes para eles. Se antecipar a qualquer imprevisto é extremamente importante. E ainda tem mais um detalhe! Se a viagem for para outro país, é válido conferir a legislação de lá para que não haja nenhuma dor de cabeça antes mesmo de sair do aeroporto. Assim, estando com tudo em ordem, é só colocar o pé na estrada e aproveitar!