Gastar mais do que pode não é algo tão fora do comum assim. Muitas pessoas já passaram por isso ou conhece alguém que já passou. Sendo assim, como é possível ter sucesso com uma reeducação financeira?
Sempre fui uma pessoa um tanto quanto descontrolada financeiramente. Nunca parei para planejar meus gastos e pensar em como não gastar mais do que devo. Quando vi que as coisas iam por um caminho que não seria nada legal, procurei ajuda e cheguei a algumas dicas que me fizeram um bem enorme e podem ajudar bastante a você mudar de vida. Seguem então essas dicas tão valiosas.
– Não gaste tudo o que recebe
Por mais que se pense que essa é uma tarefa muito difícil, ela é plenamente possível. Percebi ao longo de minhas pesquisas que as pessoas costumam se endividar com coisas que podem ser descartadas facilmente e não fazem falta como roupas que não precisa, viagens inoportunas e presentes que são maiores que o orçamento permite.
Coloque na ponta do lápis o que ganha e o que precisa pagar obrigatoriamente. De resto, basta começar a eliminar o desnecessário. Só assim seu dinheiro começará a não faltar.
– Empréstimos mais atrapalham que ajudam a sua vida.
Os empréstimos tornam tudo o que precisamos mais caros. Isso acontece pelos juros exorbitantes que temos em nosso país. Então, só pegue empréstimos se o dinheiro for revertido para um investimento que lhe renda algum lucro. Será desse lucro que se pagará os juros. Ao final do empréstimo, o lucro irá integramente para o seu bolso.
– Compras parceladas sem juros não existem!
As operadoras de cartão de crédito costumam cobrar tarifas altíssimas dos lojistas e essas tarifas são repassadas ao consumidor em sua totalidade. Então, antes de sair parcelando, pergunte se o valor a vista tem desconto. Só parcele se o produto for muito necessário e não for possível ter um desconto à vista.
– Pegar dinheiro emprestado do cartão de Crédito, jamais!
Com juros que passam dos 16%, os empréstimos oriundos dos cartões de crédito são verdadeiras roubadas. Se compararmos com a poupança, a critério de comparação, que rende 0,5% ao mês, seriam necessários 3 anos de dinheiro investido para se ter o dinheiro cobrado pelos juros do cartão em apenas 1 mês. Um absurdo, não é mesmo?
– Estabilidade financeira não vem de um bom emprego
Muitas pessoas acham que por estarem em uma empresa legal, com um bom emprego, podem gozar a vida sem muita preocupação. As coisas não funcionam bem assim. Perceba que muitas empresas completam um bom salário com alguns benefícios e basta uma crise ou uma turbulência financeira na empresa para que os benefícios sejam cortados e você fique na mão. Então para que isso não te pegue desprevenido, procure diluir suas fontes de rendas. Com certeza será a melhor forma de não ser pego de calças curtas.
Todas essas dicas foram fundamentais para que eu começasse a seguir meu caminho sem problemas financeiros. Espero que dessa forma eu possa te ajudar também.