Quando há crianças em casa, o perigo pode reinar nas pequenas coisas. Então que tal algumas dicas para que seu lar esteja sempre seguro para seu filho?
Depois que nossos filhos nascem, parece que nossos sinais de alerta ficam ainda mais aguçados, não é mesmo? Mas nem sempre nos atentamos para certos detalhes que podem representar um verdadeiro risco para segurança de nossos filhos e das crianças que frequentam nossa casa.
O ambiente seguro para o bebê é um detalhe que sempre adiamos uma solução para eles e quando vemos já tem criança mexendo em tomada ou subindo em móveis que não deveriam. Então, pensando nisso, seguem algumas dicas de como devemos proceder para que os riscos possam ser minimizados.
– Engatinhe pela casa.
Dessa forma, conseguiremos ter uma noção aproximada de seu campo de visão, conseguindo apurar o que, de fato, poderia representar um risco para segurança das crianças nessa faixa etária. Alguns exemplos de risco são objetos cortantes e pontiagudos, tomadas e objetos que não fixados (gavetas e cadeiras por exemplo)
– Objetos na sala
Evite deixar fios presos as tomadas. Eles podem representar um risco de queda e de choque. Então assim que terminar de usar, guarde-os e tampe a tomada com um utensílio próprio. Se você tiver animais em casa, procure tirar sua comida e água dessa área e leva-la para outro ambiente pouco frequentado pelo bebê. O mesmo vale para seu tapete higiênico e caixa de areia. Afinal, a mão que entraria nesses locais é a mesma que vai a boca em seguida.
Evite deixar móveis baixos (ou de fácil acesso) perto de janelas, isso evitaria o acesso a janela através da escalada do móvel. Além disso, ainda temos o carrinho de bebê. Se ele fica em uma área da sua sala, mantenha-o travado. Assim, facilitaria que ao apoiar nele, o bebê não caia.
Para os bebês mais crescidinhos, que já costumam bater portas e atravessar cômodos, é preciso criar recursos para que se evite acidentes. Uma dica que vi na internet para evitar certas dores de cabeça, é fazer proteções com “macarrões” de piscina cortados. Eles são ótimos para serem colocados nas portas e evitar acidentes.
– Móveis Fixos ou Fixados
Tvs soltas em racks e pufs de rodinha sem trava devem ser evitados. Procure prender sua televisão na parede e colocar rodinhas com travas em seus móveis que já as utilizam. Isso facilitaria muito a diminuição do índice de acidentes em casa.
Essas são só algumas das milhares de dicas que esse universo pode nos trazer. Então fique ligado que em breve teremos mais dicas do universo dos bebes para deixar sua vida ainda mais organizada.