O maior nome da organização e produtividade no mundo sempre inovando e dando os melhores conselhos para que a sua organização e produtividade sejam sempre um exemplo.
Que tal começar o ano com 5 dicas para melhorar sua produtividade com Marie Kondo, o mito da organização? Mas como depois de tantos conceitos, dicas e ferramentas lançados por ela, ainda sim foi capaz de se reinventar e ainda trazer mais dicas de produtividade? São muitas novidades e percepções, que por mais claras que estejam, nem sempre percebemos.
– Comece o dia com boas energias e vibrações
Nosso cérebro precisa de estímulos e bons fluidos para que tudo renda positivamente ao longo do dia. Por isso, ao acordar, abra toda a casa, deixe a luz do dia entrar e o ar circular. Isso ajuda a renovar e a arejar as boas vibrações. Se você trabalha em home office, procure seguir uma rotina como se fosse sair de casa mesmo para trabalhar. Troque de roupa, trabalhe em outro cômodo, crie uma rotina. Isso faz seu organismo entender que aquele momento, por mais que você esteja em casa, é preciso trabalhar.
– Faça uma lista de tarefas
Nessa lista é preciso colocar todas as suas tarefas diárias. Desde o que deve ser feito no trabalho (E-mails, reuniões e etc) até as tarefas domésticas (lavar roupa, lavar a louça e etc). A medida que for executando cada tarefa, dê um check em sua listagem. Essa marcação dá uma boa sensação de dever cumprido e te estimula a seguir adiante.
– Divida as tarefas de casa
Pegue todas as tarefas que precisam ser feitas, o tempo que elas duram e a frequência com que devem ser feitas e faça uma lista. Com essa lista pronta, divida entre todos os que moram com você, de acordo com o que cada um gosta mais de fazer. Se um gosta mais de cozinhar e outro de lavar a louça, enquanto um lava o outro cozinha. Isso não significa que nunca poderá haver uma troca de postos. Isso é só uma básica regra de convivência.
– Esvazie e limpe sua mente
Coloque em um papel tudo aquilo que ocupa sua mente e afeta sua produtividade te deixando ansioso e ineficaz. Esse exercício ajuda a você a deixar seu cérebro mais aliviado a pensar somente no que precisa. Mesmo que as anotações no papel possam parecer um tanto quanto confusas, você acaba lembrando quando ler, voltando aquela memória sempre que preciso.
– Faça uma rotina mais calma para o período da noite
A partir do período do final de seu expediente, procure ir acalmando e desacelerando a ponto de conseguir relaxar para render melhor no dia seguinte. Por mais complicado que possa parecer, principalmente para quem tem dupla ou tripla jornada, é preciso tentar e ver como pode ser bom pensar sua rotina noturna e adaptar a uma nova realidade.
Agora é colocar tudo em prática e ver o quanto isso pode lhe tronar produtivo. Só depende de você. Eu segui todas elas e consegui, sem dificuldades, a ser alguém mais produtiva. Então mãos à obra!