Educação financeira e dinheiro rendendo no fim do mês parecem metas inatingíveis. Afinal, quem nunca teve aquela sensação de estar rico e pobre em menos de 1 mês? Aposto que você já passou por isso!
A educação financeira é possível, basta ter força de vontade! Então, para você não precisar passar por essa montanha russa financeira, hoje vamos ver 5 dicas de como fazer seu salário render.
– Faça uma planilha
Tudo reeducação começa pelas planilhas. Seja no excel ou em algum app (guia bolso, minhas economias ou mobills), o importante é detalhar tudo o que se gasta. Indo do cafezinho até o supermercado e os impostos. Controle tudo por 1 mês e você percebera que existem os gastos fixos e variáveis. Com essas anotações feitas, a partir do 2º mês, tudo ficará mais fácil. A planilha já estará montada com os gastos fixos e assim você poderá administrar o que “sobra” para os gastos variáveis.
– Deixe seu cartão de crédito em casa
Os cartões de crédito são as maiores causas de endividamento no Brasil. Então, se você não é o tipo de pessoa que consegue se controlar quando está com ele no bolso. Procure deixa-lo em casa e só utilizar quando for o caso de uma compra planejada ou emergencial.
– Evite fazer parcelamentos. Pague à vista
Não caia na ilusão de que são 10 parcelas sem juros. Isso não existe. Os juros estão sempre lá presentes. Quem paga a vista sempre tem a possibilidade de conseguir algum desconto. Além do que, estando pago, evita-se o acúmulo de milhares de parcelas, o que acaba nos deixando ainda mais endividados.
– Ande com dinheiro vivo na carteira
Por mais complicada que esteja a situação de segurança nas principais cidades do país, o ideal é sempre andar com dinheiro na carteira. Ver o dinheiro sair fisicamente de seu bolso, dói bem mais que sair pagando no cartão. Mesmo que de débito. Pagando em dinheiro, automaticamente, nos tornamos mais “econômicos”. O ideal é fazer um planejamento semanal de quanto se pode gastar e já fazer o saque dessa quantia.
– Faça economia por um objetivo
Fica muito mais fácil guardar dinheiro quando temos por que guardar. Sonhe e faça esse sonho virar realidade. Afinal, ninguém faz dieta por que acha gostoso. Todos temos um motivo. Seja ele a saúde ou a beleza estética.