Toda cozinha tem sua verdadeira coleção de recipientes de vidro e plástico. Mas como armazenar toda sua comida sem qualquer interferência em seu sabor?
Para quem gosta de cozinha, ir a uma loja e ver tantas opções de potes, com cores, formatos e materiais diferentes nem imagina o quanto pode ser determinante para a sua cozinha a escolha que está fazendo neste momento. Mas e aí, vidro ou plástico, qual deve ser a escolha certa? Vamos aprender juntos a identificar qual é a melhor escolha para cada tipo de uso?
Com a correria dos dias de hoje, um dos principais requisitos para que um pote seja minimamente útil para uma dona de casa é que ele resista as variações de temperaturas. Nesse caso, temos duas opções principais que cumprem com essa exigência. Mas será que só isso deve ser levado em conta na hora de se escolher o pote a ser levado?
O lado tóxico do plástico
Com certeza não. Os potes de plástico, por mais práticos que sejam, podem detonar com tudo aquilo que você faz de gostoso. Eles possuem uma substância denominada de Bisfenol-A, também conhecido como BPA. Uma substância que pode ser altamente tóxica quando exposta a grandes variações de temperatura. Sua utilização na produção de itens para cozinha já foi até proibido pela ANVISA, mas ainda assim, é possível encontrar alguns modelos nas principais lojas do setor pelo país.
Porém, o Bisfenol-A não é o único vilão nessa história toda. Por ser derivado do petróleo, o plástico contém diversos componentes químicos que vão contaminando a comida ao longo do tempo. Além, obviamente, de serem muito mais danosos ao meio ambiente ao serem descartados.
Fazendo a escolha certa!
Mas depois de tantas críticas ao uso de potes plásticos, o que nos resta? A melhor opção, nesse caso, seriam os potes de vidro. Mas quais por que eles são tão superiores?
Se considerarmos somente uma das vantagens, que é a de ser inerente as grandes diferenças de temperatura, onde não solta nenhuma toxina ou componente prejudicial a saúde, já seria uma grande vantagem não é mesmo? Mas além dela, podemos considerar sua alta durabilidade, não sendo afetada pelo grande número de vezes que pode ser usado e a versatilidade de se usar em diferentes receitas na cozinha sem que haja resíduos de gosto ou cheiro.
Então, pelo que foi possível perceber, o vidro ainda é a melhor opção para a organização dos potes em sua cozinha. Se ainda assim você precisar comprar algum pode plástico, verifique se ele está livre de BPA e quais são as preocupações do fabricante em relação ao descarte consciente desse tipo de material. Afinal, pensar na natureza também faz parte da nossa rotina.