Se for possível dar 1 dica para seu filho, aconselhe-o a como ser uma pessoa próspera. Nem só de estudo vive uma preparação para um adulto de sucesso. E a preparação para o futuro profissional, como devemos tomar conta?
Enquanto a escola prepara seu filho para um vestibular concorrido, é preciso que algumas noções básicas de comportamento e cultura sejam passadas a ele. Todo jovem precisa aprender coisas, além da sala de aula, para que seja possível virar um profissional mais completo. Ter um conhecimento aprofundado em sociologia, filosofia, redação e interpretação de texto o faz ter uma maior probabilidade de se tornar um profissional mais capacitado.
Além disso, os pais devem incentivar seus filhos a seguir os campos da racionalidade, independente da carreira escolhida. É preciso ter uma postura no trabalho que seja enriquecedora. Afinal, um bom profissional sabe que é o responsável por resolver tais questões. Seu empregador depende de seu trabalho para seguir adiante, não delegue a outros o que é destinado a você. Você é o responsável por gerar parte dos lucros de sua empresa.
Seu filho deve entender e estudar sua carreira desde sempre. Isso fará dele um profissional diferente na difícil guerra para se arrumar um bom emprego. Por entrarem no mercado com baixos salários, seu estudo e diferencial podem ser um verdadeiro PLUS na carreira deles.
Mas como tudo na vida, o exagero faz mal. Mostre a seu filho que é preciso se dedicar mas também deve ter seus momentos de lazer, fazendo cada coisa no seu tempo, sem correria. Pense que quanto mais cedo seu filho tiver absorvido essas questões, melhor para o seu futuro. Mas vale ratificar o cuidado para que não virem nenhum workaholic.
Pense que uma das maiores realizações do ser humano é ver que seu filho deslanchou e cresceu para o mundo, ganhando o seu espaço e vivendo a sua vida.