Ir para uma casa nova é uma experiência fora do comum, um sonho realizado. Mas e a mudança? Da Preguiça só de pensar.
Quando saímos de casa, logo pensamos em mudança de vida. Seja por conta do trabalho, do status de relacionamento ou até mesmo o nascimento de um filho. Independente do motivo, mudar é sempre muito bom, mas dá um trabalho….
E para minimizar todo esse trabalho, separei algumas dicas importantes para que essas tarefas possam ficar um pouco menos traumáticas em sua saída de casa.
Avaliação Minuciosa
Para começar, é preciso avaliar cada coisa, considerando seu peso, tamanho, funcionalidade e o quanto tal ítem é fundamental em sua vida. É preciso avaliar o quanto que cada item pode ser importante em sua nova casa. Avalie se haverá espaço para armazena-lo e se ele, de fato, será útil para sua nova vida. O que for “descartado” deverá ser separado e colocado para doação, venda ou lixo, dependendo de seu estado de conservação.
Planejamento Estratégico
Alguns meses antes de se mudar, pense em já ir zerando a despensa e finalizando todos aqueles cosméticos que já estão em uso. Não compensa ficar fazendo volume na mudança com itens como esses. Deixe para voltar a compra-los quando já estiver acomodado em seu novo lar.
Com essa mesma antecedência, podemos pensar também em itens de uso menos frequente, como roupas fora da estação, enfeites de natal, materiais de escritório e documentos antigos. Com esses artigos todos organizados com antecedência, fica mais fácil visualizar o que interessa e ainda sobra mais tempo para pensar com carinho o que, de fato, vale a pena levar.
Arrumando as caixas
Ao arrumar as caixas, é importante que coloquemos produtos semelhantes juntos e com etiquetas de identificação. Por exemplo, roupas de academia juntas em uma caixa, roupas de inverno em outra caixa, louças de uso diário em uma terceira caixa e por aí vai. Isso facilitará, e muito, a logística e a organização do novo espaço.
As caixas devem ser arrumadas de uma forma inteligente. Priorize as caixas maiores para itens leves, facilitando o seu transporte. Afinal, uma caixa grande cheia de livros fica bem difícil de se carregar, não é mesmo? As caixas maiores pode ser aproveitadas para guardar itens como cobertores, roupas de cama e etc..
Itens pequenos ou de valor
Por fim, vale lembrar que documentos pessoais, joias, fotografias e itens de maior valor sentimental ou financeiro devem ter um espaço no transporte junto com você, evitando assim o risco de se ter um extravio.